Sem previsão de concurso, Caxias RJ abriu um novo processo seletivo para contratação temporária. No total, serão preenchidas 400 vagas na área da Educação.
Na ausência de concurso, Caxias RJ abre 400 vagas na Educação
Sem concurso, Caxias RJ abre 400 vagas em novo edital para a área da Educação. São ofertadas vagas para professor, agente e mediador. Confira!
As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma:
- Professor docente: 200 vagas;
- Agente de desenvolvimento infantil: 100 vagas;
- Mediador de aprendizagem infantil: 100 vagas.
Em todos os casos, é possível participar apenas com curso de nível médio/técnico na modalidade Normal, voltado para a formação de professores.
A remuneração será de R$1.766,05 para agente e mediador, enquanto o professor docente terá salário de R$2.738,22. Haverá ainda reserva de vagas para pessoas com deficiência.
As inscrições ficarão abertas entre 10 e 16 de setembro, no portal de processos seletivos da SME Caxias RJ.
Após o preenchimento correto dos dados cadastrais e envio da documentação exigida, o candidato receberá, em até 24 horas, um código de acesso para acompanhar as etapas da seleção.
A participação no processo seletivo será gratuita.
No Qconcursos, aprovação não é sorte, é método. Clique aqui e prepare-se!
Sem concurso, Caxias RJ abre 400 vagas temporárias na Educação
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias RJ)
Caxias RJ também terá inscrições presenciais
Além das inscrições online, os candidatos também poderão participar do processo seletivo por meio de inscrições presenciais.
A Prefeitura de Caxias RJ vai disponibilizar quatro polos de atendimento, distribuídos pelos distritos do município, com o objetivo de oferecer suporte aos candidatos durante a realização da inscrição.
O atendimento será realizado exclusivamente no período de inscrições, das 9h às 16h.
Locais de inscrição presencial:
- 1º Distrito: Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Oliveira
- 2º Distrito: Escola Municipal Imaculada Conceição
- 3º Distrito: Escola Municipal Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira
- 4º Distrito: Escola Municipal Embaixador Oswaldo
Sem concurso, Caxias RJ avaliará candidatos em duas etapas
Os candidatos serão avaliados em duas etapas: análise curricular e produção textual.
A primeira fase corresponde à análise de títulos e experiência profissional, com base nas informações prestadas no momento da inscrição. Essa etapa terá caráter eliminatório e classificatório.
Na segunda fase, o candidato fará uma produção textual, com foco nos conhecimentos específicos da área escolhida. Essa avaliação será realizada de forma online e remota, com nota máxima de até 10 pontos.
As datas da produção textual já foram definidas:
- 30 de setembro: professor docente;
- 1º de outubro: agente de desenvolvimento infantil e mediador de aprendizagem infantil.
O processo seletivo terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado. Já os contratos terão duração inicial de 12 meses, também com possibilidade de prorrogação por igual período.
Criação de 1.500 vagas para concurso Caxias RJ foi suspensa
Antes do lançamento do atual processo seletivo para temporários, a Prefeitura de Duque de Caxias havia aprovado a criação de 1.500 vagas efetivas para a Educação, distribuídas entre o quadro de apoio técnico e o magistério.
A medida, no entanto, gerou polêmica porque previa a contratação dos profissionais pelo regime da CLT e não pelo Regime Jurídico Único (RJU), que garante estabilidade aos servidores.
Em julho, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) suspendeu os efeitos das Leis nº 3.507/25 e nº 3.508/25, que autorizavam a realização do concurso nesses moldes.
A decisão atendeu a uma ação movida pelo PSOL, que questionou a constitucionalidade da contratação celetista para os cargos da Educação. Com isso, o futuro do concurso segue indefinido, enquanto a prefeitura recorre da decisão e defende a manutenção das 1.500 vagas pelo regime da CLT.
+ Concurso Caxias RJ: prefeitura defende contratação via CLT











