Concurso Caxias RJ: lei cria 1.500 vagas via CLT e gera críticas

Lei cria 1.500 vagas na Educação para o novo concurso Caxias RJ, com contratações pelo regime celetista. Confira!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:23/05/2025 às 16:34
Atualizado em:23/05/2025 às 16:49

Um novo concurso Caxias RJ será realizado para a Secretaria Municipal de Educação. Nesta sexta-feira, 23, o prefeito Netinho Reis sancionou a lei que cria 1.500 vagas para o quadro de apoio técnico e para o magistério.


A legislação traz um ponto polêmico ao instituir a contratação dos novos profissionais exclusivamente pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não pelo Regime Jurídico Único (RJU), que assegura a estabilidade.


O salário inicial dos educadores celetistas, pela lei, será fixado em R$2.200.


O projeto de lei com essas mudanças foi aprovado por 23 votos favoráveis e apenas um contrário na Câmara de Vereadores.


O único voto contrário foi o da vereadora Andreia Zito, que defendeu a contratação dos profissionais da Educação de forma efetiva e não pelo regime celetista.

"Eu fui contra e sou contra esse concurso, única e exclusivamente porque é o regime celetista. Eu venho cobrando há muito tempo para que a gente tenha concurso em Duque de Caxias, mas a questão do regime celetista é incabível", disse a parlamentar, em vídeo publicado nas redes sociais.

Ela também mencionou a exclusão dos alunos formados em escolas de ensino médio (Normal), que não poderão participar do concurso.

Prefeitura de Duque de Caxias cria 1.500 cargos na Educação via CLT

(Foto: Divulgação)


Nas redes sociais, diversos profissionais da Educação foram contra a medida e defenderam a estabilidade ao servidor público.


Vale pontuar que, em março, a Prefeitura de Duque de Caxias revogou um processo seletivo temporário para a Educação.


Na época, o município disse que a medida foi tomada para que as contratações fossem realizadas em conformidade com todas as normativas legais e reorganização de novas vagas e cargos.


Estude para quantos concursos quiser com uma assinatura. Clique aqui e saiba mais!

Desde 2024, STF permite flexibilização do regime dos servidores

Em novembro de 2024, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional o trecho da Reforma Administrativa de 1998 (Emenda Constitucional 19/1998), que suprime a obrigatoriedade de Regimes Jurídicos Únicos (RJU) e planos de carreira para servidores da Administração Pública Direta, das autarquias e das fundações públicas federais, estaduais e municipais.


Desta forma, é possível que um ente federativo contrate servidores por regimes além do estatutário.


Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso Junior, destacou a importância do RJU e da estabilidade ao servidor público.

"O RJU se tornou o regime dominante no serviço público e muito efetivo para evitar o assédio institucional contra servidores. A estabilidade não é um privilégio, ela é uma proteção do servidor e do próprio Estado para a descontinuidade das políticas públicas ao longo do tempo, entre governos".

Para o secretário, a decisão do Supremo "abre flanco para uma precarização do serviço público e do servidor. Contratos mais flexíveis devem ser usados para situações emergenciais, por exemplo, não para as atividades permanentes e intransferíveis do Estado".


A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Duque de Caxias para verificar se a decisão de contratar os aprovados no novo concurso pela CLT está mantida ou será repensada. O município ainda não retornou.


→ Acesse agora o calendário de maio, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!

Concurso Caxias RJ: veja os cargos criados para a Educação

De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Netinho Reis, são 1.500 vagas criadas para preenchimento por concurso. As oportunidades são para o quadro de apoio técnico e para o magistério.


Veja a divisão abaixo:

Quadro do Magistério e Pedagógico

  • Professor I – 250 vagas;
  • Professor II – 490 vagas;
  • Professor II - Articulador de Educação Especial – 50 vagas;
  • Professor II - Mediador de Tecnologia Educacional – 30 vagas;
  • Orientador Educacional – 80 vagas;
  • Orientador Pedagógico – 100 vagas.

Quadro de Apoio Técnico

  • Assistente em Educação de Surdos – 5 vagas;
  • Instrutor de Braille – 10 vagas;
  • Instrutor de Libras – 10 vagas;
  • Profissional de Apoio à Inclusão Educacional I – 350 vagas;
  • Profissional de Apoio à Inclusão Educacional II – 75 vagas;
  • Secretário Escolar – 30 vagas;
  • Tradutor e Intérprete de Libras – 20 vagas.

Segundo Netinho Reis, este será o maior concurso já realizado na cidade de Duque de Caxias RJ para a Secretaria de Educação.


Os prazos para o edital, inscrições e provas ainda não foram informados. Para que o concurso seja aberto, o município ainda deve contratar uma banca organizadora.


O último concurso para a Educação de Caxias RJ foi realizado em 2015. A seleção, na época, contou com 801 vagas para diversos cargos de níveis médio e superior. 

Clique para entrar agora

Carregando...