Na ocasião, o município de Caxias RJ negou, pelas redes sociais, a realização do processo seletivo, classificando a notícia como "falsa".
Veja a publicação feita pela Prefeitura de Caxias RJ, via Instagram:
Reprodução Instagram em 28/11/2023, às 10h40
Veja a página criada pela banca organizadora:
Reprodução site do Instituto Consulplan em 28/11/2023, às 10h40
Reprodução site do Instituto Consulplan
em 28/11/2023, às 10h40
Nesta terça-feira, 28, a prefeitura reconheceu o equívoco e enviou a seguinte nota à equipe de reportagem:
"Sobre a informação divulgada, referente à realização de Processo Seletivo Público, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que foi contratada a empresa citada (Instituto Consulpan de Desenvolvimento, Projetos e Assistência Social) para dar início à elaboração de edital do Processo Seletivo, ressaltando ainda que o mesmo deverá cumprir todos os trâmites necessários até a sua publicação e conhecimento público. Esclarece também que, até o momento, não há previsão de data para sua realização e que, diferentemente do que o conteúdo da matéria deu a entender, o Processo Seletivo Público em questão nada tem a ver com a área da Educação municipal".
Vale reforçar que a matéria anterior não confirma edital para a Educação, citando apenas a Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP RJ), de maio deste ano, que exigia de Duque de Caxias a realização de concurso para contratação de professores efetivos.
Dispensa confirma banca, cargos e vagas do novo edital
Embora a Prefeitura de Caxias RJ tenha negado inicialmente, o novo processo seletivo foi anunciado pela própria Administração, com a publicação do ato de dispensa de licitação em Diário Oficial.
No dia 14 de novembro, o documento foi divulgado no boletim, que consta no site da prefeitura e está assinado pelo presidente da comissão permanente de licitação, Douglas Rhanieri.
A dispensa confirma que o processo seletivo ofertará 466 vagas, para cargos de nível médio.
Veja a seguir a dispensa publicada no Diário Oficial de Caxias RJ:
Portanto, o documento indica a contratação do Instituto Consulplan para realizar o processo seletivo público, cujo objetivo será a seleção de 466 profissionais, sendo:
- 228 agentes comunitários de saúde; e
- 238 agentes de combate às endemias.
Além disso, a dispensa ainda prevê a formação de um cadastro de reserva, que costuma ser utilizado durante o prazo de validade da seleção.
Também consta a previsão de provas objetivas, avaliação de títulos e curso de formação, para selecionar esses futuros profissionais.
Os salários, requisitos completos e mais detalhes não foram revelados e devem ser confirmados no edital de abertura, a ser publicado pela banca organizadora em seu portal.
O Instituto Consulplan ainda não divulgou o cronograma oficial.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
MP exige concurso Caxias RJ para a Educação
Mesmo com este processo seletivo anunciado e iminente, a Prefeitura de Caxias RJ segue sem a previsão de realizar um novo concurso público para efetivos.
No primeiro semestre deste ano, o MPRJ ajuizou uma ACP, que obrigava a Prefeitura de Duque de Caxias a realizar um novo concurso para contratação de professores efetivos.
O prazo máximo dado pelo MP, para a abertura da seleção, foi de 120 dias, sob multa diária de, no mínimo, R$5 mil, em caso de descumprimento da decisão. Entretanto, ainda não há previsão de edital para contratações na Educação.
O último concurso Caxias RJ, para efetivos, também foi organizado pelo Instituto Consulplan.
Naquela época, em 2015, foi aberto o concurso para ingresso de professores efetivos na Secretaria Municipal de Educação de Caxias, com oferta de 801 vagas.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!