Para ter uma ideia, o Cebraspe esteve na disputa por praticamente todos os editais autorizados e venceu a concorrência da metade.
Portanto, se para muitos candidatos a banca já era vista no mercado dos concursos como uma das principais [senão, a principal], o retrospecto em 2023 só comprova que este status não é por acaso.
Mas, quantos concursos o Cebraspe vai organizar ou está organizando? Por que tantas vitórias? Há outras bancas que também se destacam?
Folha Dirigida por Qconcursos fez um levantamento, com base nos concursos federais de 2023, que revela a hegemonia da banca entre os editais deste ano. Veja a seguir!
Cebraspe faturou mais de 51% dos concursos federais; veja!
Se contabilizarmos o CNU (Concurso Nacional Unificado) como uma única seleção, são 39 concursos federais que abriram licitação e as bancas puderam entrar na concorrência.
Nesta lista, estão:
- Concurso Unificado
- MMA
- MEC
- ANA
- Anac
- Anatel
- Anvisa
- ANTT
- Bacen
- CVM
- Ipea
- MPO
- Capes
- FNDE
- MRE
- INPI
- Inmetro
- Diplomata
- DNIT
- MME
- CNPq
- Censipam
- Fiocruz
- Ministério da Fazenda
- Todas as 15 unidades de pesquisa do MCTI
Dessa lista acima, apenas a Fiocruz optou em não escolher uma banca externa e a própria fundação ficará responsável por executar o concurso público.
O Cebraspe venceu a disputa em 20 dos 39 concursos acima. Portanto, ganhou cerca de 51,28% dos editais disputados, enquanto a segunda banca com mais editais ficou com apenas quatro (10,26%).
A derrota no Concurso Nacional Unificado para a Fundação Cesgranrio, dessa forma, não teve um impacto grande na "prateleira de troféus" da banca organizadora.
Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!

Cebraspe organizará mais da metade dos concursos federais em 2023
(Foto: Cebraspe/Divulgação/Natália Valarini)
O que explica a hegemonia do Cebraspe em 2023?
A pergunta que pode estar sendo feita por muitos candidatos é: por que a banca vence tantos concursos?
Será que há uma explicação para o Cebraspe ter levado mais da metade dos concursos federais em 2023? Afinal, foi um ano atípico no Executivo, com muitas autorizações e, ainda sim, a banca se destacou.
Veja alguns motivos que os órgãos costumam levar em consideração:
- a experiência/histórico;
- já ter organizado concursos passados com muitos inscritos;
- relevância;
- capacidade em aplicar provas nas principais capitais;
- ter organizado o último concurso; e a
- melhor proposta enviada.
Esses motivos acima variam de acordo com o tipo de licitação, mas geralmente são os que pesam para os órgãos escolher a sua banca organizadora.
Neste caso, o Cebraspe leva vantagem entre as demais banca quando todos esses aspectos são avaliados pelas entidades, principalmente quando o aspecto financeiro está em jogo.
O que pesa contra o Cebraspe?
Embora tenha muitos pontos que favoreçam o Cebraspe e ele costume levar vantagem em relação às demais bancas, tem um tópico que ainda é o famoso "ponto fraco" da organizadora.
O seu histórico em polêmicas costuma afastar algumas possibilidades e pesa contra em algumas situações.
Além disso, o fator menor preço também acaba sendo desfavorável, pois as propostas enviadas pela banca de Brasília costumam ser sempre superiores às demais.
Um exemplo foi a derrota no Concurso Público Nacional Unificado, cuja decisão final ficou entre Cesgranrio, Cebraspe e Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Governo Federal explicou:
"Como as três empresas tinham as qualificações necessárias, decidimos pelo critério da economicidade, ou seja, por aquela que cobrou o menor valor pelo serviço".
O surgimento de bancas menores no cenário nacional também pode atrapalhar o Cebraspe em vencer algumas licitações.
No entanto, mesmo assim, ainda se mantém hegemônica e sendo a principal banca no universo dos concursos públicos. Afinal, faturou cinco vezes mais concursos que as demais instituições.
Vale destacar, ainda, que esses números levam em conta somente os concursos listados acima, sem contar as prefeituras, concursos estaduais, processos seletivos simplificados e demais editais.
Fique por dentro dos concursos!
Cebraspe organizará concursos em diversas áreas
Outro fator interessante é a diversidade de concursos que o Cebraspe organiza, sem focar em apenas uma área.
A banca de Brasília organizou ou vai organizar seleções de diversos segmentos. Veja a seguir alguns exemplos:
- Bancária;
- Ambiental;
- Administrativa; e
- Educação.
Portanto, isso demonstra a versatilidade em executar seleções de várias instituições, independentemente da carreira e especialidade.
Banca domina editais das agências reguladoras
Após anos sem concursos de agências reguladoras, o Governo Federal autorizou editais em oito autarquias: ANA, Antaq, Aneel, ANS, ANTT, Anac, Anatel e Anvisa.
Ao todo, são 365 vagas autorizadas para carreiras de especialista, de nível superior.
Dessas oito, cinco terão o Cebraspe como organizador. Portanto, essa é mais uma predominância da banca, que levou mais da metade dos concursos das agências reguladoras em 2023.
Inclusive, das oito autarquias, três estão no concurso unificado.
Portanto, tirando essas três, restaram cinco agências realizando concursos por fora. O Cebraspe venceu a disputa por todas, sendo elas:
- Anac;
- ANTT;
- Anatel;
- Anvisa; e
- ANA.
O edital do concurso da Anac e o da ANTT já foram publicados.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!