Município que será local de prova do CNU terá festa na mesma data
Local de provas do CNU, município de Teixeira de Freitas BA organiza 'Festa da Cidade', de 2 a 5 de maio. Confira resposta do governo!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:11/04/2024 às 12:28
Atualizado em:11/04/2024 às 12:38
Um dos 228 locais de provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), Teixeira de Freitas, na Bahia, prepara a "Festa da Cidade", a ser realizada no período de 2 a 5 de maio. Estão previstos shows de Parangolé e La Fúria.
Com a coincidência das datas da festa e do concurso, em 5 de maio, os candidatos temem a segurança e a mobilidade no município.
Procurado, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, organizador do CNU, disse que, desde o dia 13 de março, enviou ofício aos governos e prefeituras das cidades em que serão aplicadas as provas.
Confira a nota na íntegra enviada à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos:
"Referente a eventos realizados no período da prova, no dia 13 de março o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governos e prefeituras das cidades em que serão aplicadas as provas do Concurso Público Nacional Unificado, solicitando cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. As recomendações para todos os candidatos é que confiram com antecedência o local de prova e verifiquem, com antecedência, o endereço, o tempo de deslocamento e os meios de transporte para chegar ao local".
O evento ocorrerá na véspera das provas do Concurso Unificado, marcadas para 5 de maio.
Em entrevista ao Valor Econômico, a ministra Esther Dweck informou que ficou surpresa e receosa com a notícia sobre o show no primeiro final de semana de maio. "Eu falei: 'Meu Deus do Céu".
"Nada contra a rainha do pop. Mas um espetáculo desse porte poderia criar transtornos para os milhares de inscritos no Rio de Janeiro para o Concurso Unificado", disse.
Em seguida, o Ministério da Gestão percebeu que o evento seria no dia anterior às provas e que não atrapalharia a operação.
A ministra, inclusive, reforçou o pedido feito às prefeituras dos municípios que serão locais de prova, para que não promovam grandes eventos no dia do concurso.
Confira como serão as provas do Concurso Unificado
Os candidatos do Concurso Unificado serão avaliados por provas objetivas e discursivas. A prova será no dia 5 de maio, dividida em dois turnos, sendo:
Turno da manhã (2h30 de prova)
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação; e
nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.
Turno da tarde (3h30 de prova)
nível médio: provas objetivas (40 questões); e
nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).
Os locais de aplicação estarão disponíveis para consulta a partir do dia 25 de abril, pela página oficial do concurso.
Para os cargos de nível médio, as provas objetivas terão questões de Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira. A discursiva será uma redação.
Já para os cargos de nível superior, na parte objetiva, os concorrentes deverão responder a questões sobre Políticas Públicas e Conhecimentos Específicos, a depender do bloco temático escolhido. Na discursiva, será cobrada uma questão Específica.
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
No vídeo abaixo, veja como será a redação do CNU:
CNU bate recorde com mais de 2 milhões de inscritos
A oferta é de 6.640 vagas imediatas para diferentes cargos dos níveis médio e superior de 21 órgãos do Poder Executivo Federal.
Essas chances estão agrupadas por oito blocos temáticos, que representam as áreas de Políticas Públicas Brasileiras. Só foi possível se inscrever para um dos blocos temáticos.
Abaixo, veja a relação candidato por vaga, de acordo com o bloco temático do CNU:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Vagas: 727
Inscritos: 121.838
Concorrência: 167,59 candidatos
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação
Vagas: 597
Inscritos: 77.943
Concorrência: 130,55 candidatos
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas
Vagas: 530
Inscritos: 102.922
Concorrência: 194,19 candidatos
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor
Vagas: 971
Inscritos: 336.284
Concorrência: 346,32 candidatos
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Vagas: 1.016
Inscritos: 300.766
Concorrência: 296,02 candidatos
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação
Vagas: 359
Inscritos: 74.283
Concorrência: 206,91 candidatos
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública