CNU leva ao adiamento de eventos mas show da Madonna é confirmado

Após pedido do Ministério da Gestão (MGI), eventos começaram a ser adiados devido à aplicação da prova do CNU no dia 5 de maio. Veja!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:25/03/2024 às 17:18
Atualizado em:26/03/2024 às 08:42

Após o pedido do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), alguns eventos já começaram a mudar suas respectivas datas devido à aplicação das provas do Concurso Unificado (CNU).


Entre os eventos que serão adiados devido ao CNU está a Nike São Paulo Run.


Por meio de comunicado divulgado em seu próprio portal, a empresa informou que a corrida precisará ser remarcada após o pedido do MGI.

(Reprodução: Instagram)

Conforme divulgado pelo próprio MGI, o pedido para que as cidades de aplicação evitem grandes eventos foi encaminhado aos prefeitos e governadores.


A intenção do Ministério da Gestão está na garantia da segurança e da logística do concurso, sobretudo no deslocamento dos candidatos que irão realizar as etapas do CNU.


Ao contrário do evento da marca esportiva, o show da cantora Madonna foi confirmado e será realizado em Copacabana, Rio de Janeiro. O evento será gratuito e espera-se um público superior a 1 milhão de pessoas.


Apesar disso, a realização do evento está marcada para o dia 4 de maio e, portanto, pode não causar impactos na aplicação das provas do CNU.


No entanto, candidatos que moram na região alertam para as consequências do show, como o som alto e os transtornos nas vias de acesso, que podem se estender pela madrugada e manhã seguinte.


As provas do Concurso Unificado estão previstas para o dia 5 de maio, e serão aplicadas para mais de 2.144.435 inscritos confirmados, sendo:

  • 1.543.560 pagantes; e
  • 600.875 isentos.

De acordo com dados do Governo Federal, as etapas serão aplicadas 220 municípios.


A poucos dias das provas do Concurso Unificado, o Qconcursos irá guiar a sua jornada nesta reta final. A Maratona CNU já começou. Cadastre-se e participe gratuitamente!

Como serão as provas do Concurso Unificado?

Conforme destacado anteriormente, as provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 5 de maio, em dois turnos.


A prova será dividida em dois turnos, sendo:

Turno da manhã (2h30 de prova)

  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação;
  • nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.

Turno da tarde (3h30 de prova)

  • nível médio: provas objetivas (40 questões);
  • nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).

Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.


Veja como será a redação do CNU


Preparação gratuita para a linha de chegada no CNU. Participe da Maratona CNU!

Resumo do Concurso Público Nacional Unificado

  • Instituto: mais de 20 órgãos do Executivo Federal
  • Situação atual: inscrições encerradas
  • Banca: Fundação Cesgranrio
  • Cargos: diversos
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Vagas: 6.640
  • Remuneração: até R$23.579,71
  • Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024
  • Data da prova objetiva: 5 de maio

Prepare-se para o CNU; inscreva-se na Maratona gratuitamente!

Órgãos iniciam processo que impactará na lotação dos aprovados

Os órgãos participantes do Concurso Unificado já iniciaram os processos administrativos e logísticos que terão impacto na lotação dos aprovados na seleção.


Chamado de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), o modelo referencial já está sendo replicado em diversos órgãos que contam com oportunidades no CNU.


De acordo com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a aplicação do modelo conta com o apoio da Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho (CGFOR), que faz parte da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.


Entre as diversas etapas previstas, ocorrerá aplicação do levantamento dos perfis desejados, em que serão identificadas as competências necessárias para realizar as entregas nas unidades dos órgãos.

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas no dia 5 de maio

(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)

Novo Concurso Unificado já está no radar do Governo Federal

O Ministério da Gestão e da Inovação já começou a se movimentar para uma possível segunda edição do Concurso Unificado.


Isso se deve ao fato de que o órgão designou uma servidora, em caráter temporário, para realizar diversas atribuições. Entre elas o planejamento de "novas edições" do Concurso Unificado.


Na coletiva de imprensa sobre os dados de inscritos do CNU, a secretária executiva do MGI, Cristina Mori, comentou sobre a possibilidade de uma 2ª edição do Concurso Unificado.


Na ocasião, a secretária destacou que um novo edital depende das vagas que serão autorizadas pelo MGI, além do orçamento disponível para a execução de outro processo seletivo nacional.

"Estamos começando os estudos agora para entender se vamos ter um número de vagas que justifique a realização de um concurso em escala nacional, como estamos fazendo agora. As vagas que são autorizadas dependem dos órgãos que nos mandaram, então certamente requer uma nova articulação com um novo conjunto de órgãos que tenham vagas supostamente aprovadas", reforçou.

O processo de autorizações para novos concursos federais pode ser iniciado em breve.


Está inscrito para o Bloco 8? Cadastre-se aqui e tenha acesso a aulas gratuitas!