Exclusivo! CNU 2025 terá chamada pública e pode ter nova banca
Com exclusividade, Qconcursos Folha Dirigida apurou que o MGI prepara uma chamada pública para definir a banca do CNU 2025. Saiba mais!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/03/2025 às 16:05
Atualizado em:13/03/2025 às 16:35
Os preparativos para a segunda edição do CNU estão em andamento e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) já demonstra avanços, especialmente na definição da banca organizadora.
Até então, havia muitas dúvidas sobre esse processo, incluindo a possibilidade do governo simplesmente prorrogar o contrato com a Fundação Cesgranrio, considerando o curto prazo para a realização do concurso.
No entanto, segundo uma fonte ligada ao Governo Federal, o MGI optou por realizar uma chamada pública para a escolha da banca organizadora. A previsão é de que o edital desse processo seja lançado em abril.
Com essa decisão, o governo demonstra interesse em analisar propostas de diferentes bancas antes de definir qual será responsável pelo concurso.
Esse novo procedimento pode impactar o cronograma inicialmente previsto para o CNU 2025, já que a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, havia indicado que o edital seria publicado ainda no primeiro trimestre do ano, ou seja, até março.
Ao ser questionada sobre esse prazo, a fonte consultada pelo Qconcursos Folha Dirigida considerou improvável que o edital seja publicado ainda em março, devido aos trâmites burocráticos pendentes.
"Acho difícil [sair em março], mas não impossível. A burocracia às vezes faz milagres", disse.
É importante ressaltar que a chamada pública não exclui a Fundação Cesgranrio da disputa. A banca ainda pode ser escolhida, mas, terá concorrência com outras organizadoras interessadas no processo.
Novo CNU é confirmado pela ministra do MGI, Esther Dweck, e pode sair em março
(Foto: Bruna Somma/Qconcursos Folha Dirigida)
Os preparativos para o CNU 2025 já começaram e uma nova maratona está a caminho, com aulas exclusivas, orientação de estudos e simulados.Inscreva-se agora e saia na frente!
O MGI considera que esse é um dos principais fatores responsáveis pelo atraso nos preparativos do CNU, já que o Orçamento define a estimativa para nomeações e novos concursos federais.
Com a aprovação e sanção do Orçamento de 2025, será possível definir a oferta de vagas do novo Concurso Nacional Unificado.
Esse tem sido um dos entraves, por exemplo, para que o MGI autorize novos concursos federais, que podem ampliar a lista de órgãos participantes da segunda edição do CNU.
Em entrevista exclusiva ao Qconcursos Folha Dirigida, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Junior, destacou que a realização do próximo CNU depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional, pois somente após essa definição será possível determinar o número de vagas que poderão ser autorizadas.
Órgãos cotados para o CNU 2025
Embora a lista oficial de órgãos participantes do Concurso Nacional Unificado 2025 ainda não tenha sido fechada, pelo menos seis instituições já demonstraram interesse e devem integrar a nova edição do concurso.
Todos esses órgãos já receberam autorização para realizar concursos públicos e confirmaram, em resposta ao Qconcursos e à Folha Dirigida, a intenção de aderir ao CNU. São eles:
A ministra Esther Dweck também revelou que duas novas carreiras transversais do Governo Federal devem ser incluídas na próxima edição do CNU. São elas:
Analista técnico de Justiça e Defesa;
Analista técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
Ambos os cargos exigem formação de nível superior e oferecem salários iniciais próximos de R$ 9 mil. No entanto, a autorização para essas seleções ainda depende da aprovação do Orçamento pelo Congresso Nacional.