CNU 2025: locais da prova discursiva saem nesta segunda-feira, 1º

Locais de aplicação da prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda-feira, 1º. Veja como consultar!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:01/12/2025 às 10:49
Atualizado em:01/12/2025 às 10:49

Os locais de aplicação da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 serão disponibilizados a partir das 16h desta segunda-feira, 1º de dezembro. A consulta deverá ser feita pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora.


Ao colocar os dados de identificação, o candidato terá acesso ao cartão de confirmação. O documentário informará o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa inscrita terá direito ao atendimento especializado ou ao tratamento pelo nome social, se for o caso. 


Por mais que não seja obrigatório, a FGV e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomendam levar o cartão de confirmação impresso no dia da prova.


Além disso, será necessário levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.


Locais da prova discursiva saem nesta segunda-feira, 1º

(Foto: Agência Brasil)


A prova discursiva do CNU 2025 será realizada no próximo domingo, 7 de dezembro, em 228 cidades brasileiras. No total, 42.499 classificados na prova objetiva foram convocados para esta segunda fase.


Há pessoas convocadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Do total, 24.275 são homens e 18.217 mulheres.


Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!

CNU: veja os horários e como será a prova discursiva

Diferentemente da primeira edição do Concurso Unificado, agora a prova discursiva será aplicada de maneira separada, em outro dia: 7 de dezembro.


Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação, que serão diferentes a depender da escolaridade dos cargos em disputa. Confira:

  • nível médio: das 13h às 15h;
  • nível superior: das 13 às 16h.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30, pelo horário de Brasília DF.


Para os cargos de nível médio, a prova discursiva consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa, no valor total de 30 pontos.  


Já para cargos de nível superior, a prova será composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.  Os textos deverão ter até 30 linhas.

Saiba como os candidatos serão avaliados na prova discursiva

A prova discursiva será corrigida com base nos critérios estabelecidos abaixo, que variam conforme o nível de escolaridade.

  • Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
  • Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.

Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção. 


O resultado preliminar da etapa discursiva e a disponibilização do espelho de correção está previsto para ser divulgado em janeiro, no site da FGV. 


Cyber Week Qconcursos com cupom exclusivo e desconto especial. Acesse e garanta o seu!

Segunda edição do CNU oferece mais de 3 mil vagas

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil.


A primeira fase do concurso, a prova objetiva, foi aplicada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.


Mais de 760 mil inscritos eram esperados, no entanto, de acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%.


Para os candidatos aos cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha.


Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


Clique e saiba mais!

Carregando...