CNU 2025 tem locais da prova discursiva divulgados; veja!

Locais da prova discursiva do CNU 2025 são divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Veja como realizar a consulta!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:01/12/2025 às 10:49
Atualizado em:03/12/2025 às 18:09

Os locais da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 já estão disponíveis para consulta no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora.

Ao colocar os dados de identificação, o candidato terá acesso ao cartão de confirmação. O documentário informará o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar se a pessoa inscrita terá direito ao atendimento especializado ou ao tratamento pelo nome social, se for o caso. 


Por mais que não seja obrigatório, a FGV e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomendam levar o cartão de confirmação impresso no dia da prova.


Além disso, será necessário levar um documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

Locais da prova discursiva são divulgados

(Foto: Agência Brasil)


A prova discursiva do CNU 2025 será realizada no próximo domingo, dia 7 de dezembro, em 228 cidades brasileiras. No total, 42.499 classificados na objetiva estão convocados para esta segunda fase.


Há pessoas convocadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Do total, 24.275 são mulheres e 18.217 homens.


Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!

CNU: veja os horários e como será a prova discursiva

Diferentemente da primeira edição do Concurso Unificado, agora a prova discursiva será aplicada de maneira separada, em outro dia: 7 de dezembro.


Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação, que serão diferentes a depender da escolaridade dos cargos em disputa. Confira:

  • nível médio: das 13h às 15h;
  • nível superior: das 13 às 16h.

Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30, pelo horário de Brasília DF.


A pessoa só poderá levar o caderno de prova caso a sua saída ocorra durante a última hora do horário determinado para o término da aplicação.


Para os cargos de nível médio, a prova discursiva consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa, no valor total de 30 pontos.  


Já para cargos de nível superior, a prova será composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.  Os textos deverão ter até 30 linhas.

Saiba como os candidatos serão avaliados na prova discursiva

A prova discursiva será corrigida com base nos critérios estabelecidos abaixo, que variam conforme o nível de escolaridade.

  • Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
  • Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.

Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção. 


Será atribuída nota zero à prova que for escrita de forma diversa ao especificado no enunciado, que estiver branco, apresentar letra ilegível ou fugir do tema.


O resultado preliminar da etapa discursiva e a disponibilização do espelho de correção serão divulgados em janeiro, no site da FGV. 


Cyber Week Qconcursos com cupom exclusivo e desconto especial. Acesse e garanta o seu!

Segunda edição do CNU oferece mais de 3 mil vagas

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil.


A primeira fase do concurso, a prova objetiva, foi aplicada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.


Mais de 760 mil inscritos eram esperados, no entanto, de acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%.


Para os candidatos aos cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha.


Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.

Clique e saiba mais!

Carregando...