A convocação para a realização da prova discursiva, segunda etapa do CNU, será publicada na sexta-feira, 14 de dezembro, no Diário Oficial da União.
Também serão disponibilizadas as convocações para a avaliação de títulos e para os procedimentos de verificação das cotas.
Veja as próximas datas:
- convocação para as pessoas candidatas para a realização da prova discursiva: 14 de novembro de 2025;
- convocação para a Avaliação de Títulos (via upload): 14 de novembro de 2025;
- envio dos títulos para as pessoas candidatas submetidas à Avaliação de Títulos: 14 a 19 de novembro de 2025;
- convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas (pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência): 14 de novembro de 2025.

Edital da segunda edição do CNU é novamente retificado
(Foto: Agência Senado)
A retificação promoveu alterações nas tabelas de pontuação da avaliação de títulos para diversos cargos. Confira aqui!
Já a fase 6, de defesa de memorial e prova oral, passou a ter caráter eliminatório e classificatório e não mais apenas eliminatório.
Também foram retificados os critérios de desempate para os cargos de nível médio. Para eles não será mais usado como critério a maior pontuação em Conhecimentos Específicos.
Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!
CNU 2025 tem 42 mil convocados para a prova discursiva
Na quarta-feira, 12, foram divulgados os resultados da prova objetiva do CNU e a classificação dos candidatos para a prova discursiva, marcada para o dia 7 de dezembro.
Ainda foram disponibilizadas a nota mínima necessária para avançar no concurso por cargo. Veja aqui!
Segundo o Governo Federal, 42.499 candidatos, sendo 24.275 mulheres (57,12%) e 18.217 homens (42,86%) estão convocados para a segunda fase.
Há concorrentes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e também em todas as modalidades de cotas (pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas). .
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado inovou com ações afirmativas voltadas à promoção da igualdade de gênero no acesso às vagas. Foi garantido o equilíbrio de participação entre homens e mulheres na etapa discursiva do concurso.
Caso o número de mulheres classificadas tenha sido inferior a 50%, foram convocadas candidatas adicionais até que esse percentual seja alcançado.
De acordo com o governo, sem a medida afirmativa, o percentual de convocados para discursiva seria de 50,6% de homens e 49,4% de mulheres no total, mas muito distinta em cargos que atraem uma proporção maior de homens.
Confira número de acertos de aprovados dos blocos 8 e 9, de nível médio do CNU. Acesse aqui!
Saiba como será a prova discursiva do Concurso Unificado
A prova será realizada no dia 7 de dezembro, um domingo, em todo o país.
Para os candidatos de nível médio, a prova discursiva consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.
Já para os cargos de nível superior serão cobradas duas questões discursivas.
O CNU de 2025 oferece o total de 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil. A primeira etapa, de prova objetiva, foi aplicada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.
