CNU dos professores: gabarito definitivo da PND é divulgado

Prova Nacional Docente (PND) tem gabarito definitivo publicado e data da reaplicação divulgada para locais específicos. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:12/11/2025 às 11:23
Atualizado em:12/11/2025 às 11:23

Os gabaritos definitivos da Prova Nacional Docente (PND) foram divulgados na terça-feira, 11. As respostas após a análise dos recursos e a grade de correção da questão discursiva estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


A próxima etapa será a publicação da correção preliminar da questão discursiva, no dia 25 de novembro. Os candidatos terão até o dia seguinte para apresentarem recursos.


O resultado final da PND está previsto para o dia 10 de dezembro.


A Prova Nacional Docente, popularmente conhecida como CNU dos professores, foi aplicada pela primeira vez no dia 26 de outubro, em todo o país.


PND tem gabaritos definitivos publicados (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Os candidatos tiveram que responder a 80 questões, sendo 30 de Formação Geral e 50 de Conhecimentos Específicos da área desejada, além de uma questão discursiva.


Ao todo, 1.086.914 inscritos foram convocados. O número de faltosos não foi revelado. 


Aproveite a Orange Fever e transforme sua preparação com até 64% de desconto. Acesse aqui!

Após falhas, PND será reaplicada este mês em locais específicos

Em alguns locais espalhados pelo país, a PND apresentou problemas e falhas na aplicação. Os participantes destacaram salas superlotadas, falta de carteira suficiente para todos, pessoas fazendo a prova no pátio da escola ou no refeitório.


Outros relatos dizem que candidatos realizaram a prova de forma coletiva, trocando informações e até filmando o caderno de questões. 


Diante desse cenário, o Ministério da Educação e o Inep decidiram reaplicar a Prova Nacional Docente no dia 30 de novembro em nove escolas do Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Paraíba. Veja a lista:

  • IEMA Pleno Rio Anil - São Luís (MA);
  • Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França - Vespasiano (MG);
  • EE Brigadeiro Gavião Peixoto - São Paulo (SP);
  • EE Dr Celso Gama - Santo André (SP);
  • Unaerp Guarujá - Guarujá (SP);
  • EE Pastor João Nunes - Guarulhos (SP);
  • EMEF Antonia E Artur Begbie - São Paulo (SP);
  • EE Deputado Geraldino Dos Santos - São Paulo (SP); e
  • Eci E.F.M Maria De Lourdes Araújo - Santa Rita (PB).

Para esses locais, as provas de 266 de outubro serão desconsideradas. As recomendações são:

  • quem participou da aplicação para usar o resultado em concursos processos seletivos para professores deve refazer a prova para ter uma nota válida;
  • os estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas e participantes do Enade das Licenciaturas que realizaram a PND como avaliação teórica terão direito de participação na reaplicação, mas ficam dispensados para fins de regularidade perante o Enade.

A data da reaplicação é a mesma para os participantes que enfrentaram problemas logísticos no dia da prova.


Segundo o Inep, os candidatos farão uma prova reserva, "comparável segundo parâmetros da Teoria da Resposta ao Item, a mesma metodologia do Enem".


Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!

Veja o que é a PND e como funciona o CNU dos professores

A PND ficou popularmente conhecida como Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. Porém a Prova Nacional Docente não representa um concurso público em si.


Ela consiste em um instrumento para estimular a abertura de mais concursos para professores e para melhorar o recrutamento de novos profissionais.


No total, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país aderiram à proposta de usar a nota da PND como etapa única ou complementar de seus concursos e processos seletivos para professores. Confira a lista completa aqui!


Existe a possibilidade de usar apenas a nota da PND, assim como aplicar etapas adicionais, como a prova prática e a avaliação de títulos.


Cada rede de ensino estadual ou municipal deverá publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, que regulamente a sua utilização, de maneira que os professores tenham conhecimento e possam se inscrever na PND.

Clique e aproveite

Carregando...