Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos dessas localidades farão uma prova reserva, "comparável segundo parâmetros da Teoria da Resposta ao Item, a mesma metodologia do Enem".
A lista de escolas afetadas pela decisão não foi informada. Mas existem relatos do Maranhão, São Paulo, Piauí e Rio de Janeiro.
Os participantes destacaram salas superlotadas, falta de carteira suficiente para todos, pessoas fazendo a prova no pátio da escola ou no refeitório. Outros relatos dizem que candidatos realizaram a prova de forma coletiva, trocando informações e até filmando o caderno de questões.

PND foi aplicada em todo o país no dia 26 de outubro
(Foto: Agência Brasil)
Para o restante dos locais, a prova de domingo, 26, segue válida. Os gabaritos preliminares e a grade de correção da questão discursiva já foram divulgados. O prazo para recurso foi aberto até dia 29.
Os resultados dos recursos serão disponibilizados em 10 de novembro e a versão final do gabarito em 11 de novembro.
A PND foi aplicada no último domingo, 26 de outubro, em todo o país. Ao todo, 1.086.914 inscritos foram convocados. O número de faltosos não foi revelado.
Os candidatos foram submetidos a 80 questões, sendo 30 de Formação Geral e 50 de Conhecimentos Específicos da área desejada, além de uma questão discursiva.
Black Friday Qconcursos: até 64% OFF para você começar a estudar hoje. Confira!
Candidatos apontam faltas de carteiras na PND
Candidatos apontaram falhas na aplicação da primeira edição da PND, como a falta de carteiras disponíveis para a realização do exame.
Na cidade de São Luís, no Maranhão, mais de 60 inscritos não tiveram lugar para sentar nas salas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
Situação parecida ocorreu no município de Timon, no Maranhão, em que duas escolas também não tinham carteiras suficientes para os participantes da PND.
Os candidatos foram à delegacia da cidade para fazer um boletim de ocorrência e cobraram uma nova data para a aplicação da prova.
No site Reclame Aqui, outros participantes apontaram diversas falhas na aplicação da PND.
Uma professora de São Paulo, capital, informou que ao chegar na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, no horário estabelecido, não havia carteiras suficientes para acomodar os concorrentes.
"Quem permaneceu no local foi realocado de forma improvisada para refeitórios, salas de informática e sala dos professores, todos sentados um ao lado do outro e de frente uns para os outros, o que comprometeu completamente a isonomia do processo", relatou a docente.
→ Está construindo seu caminho até a vaga dos sonhos? Compartilhe sua trajetória com a comunidade do Qconcursos. Envie aqui!
Saiba o que é a PND e como funciona o CNU dos professores
A PND ficou popularmente conhecida como Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. Mas a Prova Nacional Docente não constitui um concurso público em si.
Ela consiste em um instrumento para estimular a realização de mais concursos para professores e para melhorar o recrutamento de novos profissionais.
No total, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do país aderiram à proposta de usar a nota da PND como etapa única ou complementar de seus concursos e processos seletivos para professores. Confira a lista completa aqui!
Existe a chance de usar apenas a nota da PND, assim como aplicar etapas adicionais, como a prova prática e a avaliação de títulos.
Cada rede de ensino estadual ou municipal deverá publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, que regulamente a sua utilização, de maneira que os professores tenham conhecimento e possam se inscrever na PND.
