Nas redes sociais e em contato direto com a equipe do Qconcursos Folha Dirigida, candidatos criticaram o preparo de alguns fiscais de sala — a equipe é contratada pela banca organizadora, a Fundação Cesgranrio.
Ainda no domingo, 18, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) afirmou que apenas os candidatos que se recusaram a devolver o caderno ao término do primeiro turno seriam eliminados do concurso.
“O ministério informa que os candidatos enquadrados nesta situação serão eliminados, conforme edital”, reforçou o MGI, sem detalhar algum caso específico ou informar quantas pessoas estariam nessa situação.
Os cadernos com as questões das provas dos oito blocos do concurso foram disponibilizados ao público ainda no domingo, 18, após as 20h, no site da banca.
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, o MGI confirmou que, após consultar a banca Cesgranrio e a área jurídica, eliminará os candidatos que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas.
Confira abaixo a nota encaminhada pela pasta da Gestão ao Qconcursos Folha Dirigida.
"Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos".
Nos editais, os itens 8.12 e 8.13 indicam as regras para a marcação do documento.
8.12 - O candidato deverá assinalar as respostas na folha própria (Cartão-Resposta) durante o tempo de realização das provas e assinar no espaço devido. O preenchimento do Cartão-Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas neste Edital e na capa das provas, salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Em hipótese alguma haverá substituição do CartãoResposta por motivo de erro do candidato.
8.12.1 - O candidato deverá marcar o tipo de prova que consta na capa da sua prova nos respectivos Cartões-Resposta, sob pena de eliminação.
8.13 - Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido do Cartão-Resposta, salvo em caso de deficiência impeditiva de realização da providência pelo próprio candidato. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este Edital ou com a capa das provas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação não preenchido integralmente.
MGI não descarta eliminar candidatos
(Foto: Roberto Sungi)
Veja como foram as provas do CNU
Segundo o Governo Federal, não houve registro de ocorrências que comprometessem o sucesso da realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado.
No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) responderam a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para obloco de nível médio (8), os participantes responderam a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), foram cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já os candidatos no bloco de nível médio (8) responderam a mais 40 questões objetivas.
Temas das questões discursivas
Bloco 1 - Estatuto da Cidade
Bloco 2 - SQL e dados
Bloco 3 - Política Nacional sobre Mudança do Clima
Bloco 4 - Proteção Direitos trabalhistas da gestante.
Bloco 5 - Povos Indígenas.
Bloco 6 - Déficit e Responsabilidade Fiscal.
Bloco 7 - Sistema prisional e Saúde dos detentos.
Bloco 8 - Importância da educação e do progresso científico e tecnológico para redução das desigualdades e desenvolvimento.
Após a aplicação, as professores do Qconcursos realizaram uma análise das provas do CNU. Veja!