Veja como foi o dia de provas da 1ª edição do Concurso Unificado

Veja como foi a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) neste domingo, 18, em todo país.

Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:18/08/2024 às 07:00
Atualizado em:19/08/2024 às 10:11

Neste domingo, 18, foram aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Os exames ocorreram em mais de 220 cidades do país, nos turnos da manhã e da tarde.


Qconcursos Folha Dirigida acompanhou, em tempo real, a realização das provas, recebendo relatos nas redes sociais e em locais de São Paulo SP, Rio de Janeiro RJ e Brasília DF.


COBERTURA DAS PROVAS DO CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CNU) 2024

  • 7h20 Candidatos já se encontram em bom número na Unip Marques SP, onde Qconcursos Folha Dirigida está presente.
  • 7h30 ABERTURA DOS PORTÕES
  • 7h48 No Rio de Janeiro, polo da Unisuam em Bonsucesso, entrada tranquila de candidatos
  • 8h25 Em Nova Iguaçu (RJ), trânsito atrapalha chegada de candidatos que se apressam antes de fechamento de portões
  • 8h30 PORTÕES FECHADOS

Provas começam a ser aplicadas às 9h e candidatos podem deixar o local a partir das 11h

  • 9h início das provas
  • 9h30 MGI informa que provas começaram no horário por todo Brasil

  • 11h Candidatos começam a deixar locais de provas

Tema de redação para candidatos do Bloco 8 foi  "Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira"

Questão dissertativa para candidatos Bloco 7 foi "A situação do preso no sistema prisional, políticas públicas e controle externo do conselho nacional do Ministério Público e da atuação do agente penitenciário”

  • 11h25 Presidente Lula visitou sala de situação da Dataprev, onde é feito o trabalho de monitoramento para tratamento de incidentes e respostas ao CNU.
  • 11h30 FIM PRIMEIRO TURNO DE PROVAS

  • INTERVALO: portões serão reabertos às 13h e fecham às 14h para segundo turno das provas

Presidente Lula comenta concurso após primeiro turno de provas:

"É a primeira vez que a gente faz concurso unificado a nível nacional, em que nenhuma pessoa do Brasil que vai participar do concurso tinha uma cidade acima de 100km de distância. O pedido foi feito para facilitar que todo brasileiro que quisesse participar do concurso, pudesse participar do concurso. As inscrições foram extraordinárias, a diversidade vai ser excepcional, o resultado, espero que a gente tenha um resultado para mostrar a diversidade brasileira", disse o presidente.
  • 13h PORTÕES ABERTOS para turno da tarde
  • 14h PORTÕES FECHADOS
  • 14h30 início do segundo turno de provas



  • 15h50 MGI se pronuncia sobre candidatos que deixaram locais com caderno de provas
  • 16h40 candidatos começam a deixar locais de provas
  • 17h30 fim das provas para candidatos de nível médio
  • 18h Provas encerradas para candidatos do nível superior
  • FIM da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado

Candidatos deixam local de prova com caderno de questões

Apesar de afirmar que a primeira etapa de provas ocorreu sem grandes problemas, houve registro de candidatos que saíram do local com o caderno de provas, ato proibido e informado em edital.


De acordo com o MGI, os candidatos recusaram-se a devolver o caderno ao término do primeiro turno e serão eliminados do concurso.

“O ministério informa que os candidatos enquadrados nesta situação serão eliminados, conforme edital”, reforçou o MGI, sem detalhar algum caso específico ou informar quantas pessoas estariam nessa situação.

Os cadernos com as questões das provas dos oito blocos do concurso serão disponibilizados ao público a partir das 20h deste domingo, 18.


Qconcursos realiza live com análise de provas. Assista a partir das 20h

Governo informa 1º turno de provas sem grandes intercorrências

Segundo o Governo Federal, no turno da manhã das provas do Concurso Público Nacional Unificado, não houve registro de ocorrências que comprometessem o sucesso da realização dos exames.


Os candidatos realizaram as provas de Conhecimentos Gerais e a discursiva, para o nível superior, e de Português mais redação, para o nível médio.


A distribuição das provas ficou sob a responsabilidade da equipe dos Correios.


Conforme os números divulgados, em duas horas, foram 170 toneladas em 20 mil malotes entregues com sucesso em mais de 3,5 mil locais de prova.

Temas das questões discursivas

Bloco 1 - Estatuto da Cidade

Bloco 2 - SQL e dados

Bloco 3 - Política Nacional sobre Mudança do Clima

Bloco 4 - Proteção Direitos trabalhistas da gestante.

Bloco 5 - Povos Indígenas.

Bloco 6 - Déficit e Responsabilidade Fiscal.

Bloco 7 - Sistema prisional e Saúde dos detentos.

Bloco 8 - Importância da educação e do progresso científico e tecnológico para redução das desigualdades e desenvolvimento.

Candidatos reclamam de pouco tempo de prova

Com duas horas e meia para responder de 15 a 20 questões, além da redação ou dissertativa, muitos candidatos falaram sobre o pouco tempo de prova do CNU, no primeiro turno de aplicação.


Em contato com a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida, candidatos informaram que precisaram "correr" para terminar a prova antes das 11h30 e apenas conseguiram finalizar faltando 1 ou 2 minutos para o tempo final.


Nas redes sociais, também foram dados diversos relatos:



Candidatos comentam CNU em redes sociais

Desde a manhã deste domingo, 18, o Concurso Nacional Unificado é comentado nas redes sociais.


No antigo Twitter (atual X), usuários brincaram com memes, informando a falta de preparação e situações adversas.


Veja o que é cobrado nas provas do CNU

No turno da manhã, os inscritos nos blocos de nível superior (1 a 7) respondem a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Para o bloco de nível médio (8), os participantes respondem a 20 questões de múltipla escolha e uma redação.  


No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.


Já os candidatos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.

Provas do CNU ocorrem em todo país neste domingo, 18

(Foto: Gastão Guedes)

Veja os horários de aplicação dos exames:

Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30  
  • Fechamento dos portões: 8h30  
  • Início da aplicação: 9h  
  • Duração da prova: 2h30  
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30

Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h 
  • Fechamento dos portões: 14h 
  • Início da aplicação: 14h30 
  • Duração da prova: 3h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.



O Ministério da Gestão e Inovação reforça que os candidatos devem ficar atentos ao fuso horáriojá que o mesmo seguirá o horário oficial de Brasília DF.


Desta forma, os candidatos que prestarem as provas no Acre, por exemplo, realizam suas provas duas horas a menos do horário oficial da capital federal.


O que é preciso para ser aprovados nas provas do CNU?

Os critérios de aprovação nas provas do CNU são diferentes entre os cargos de nível médio e nível superior.


Confira cada um deles a seguir:

Bloco 8 - cargos de nível médio do CNU

No caso dos cargos de nível médio, integrantes do bloco 8 do CNU, a prova objetiva terá 60 questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira.


Para chegar à nota na prova objetiva, será necessário multiplicar o número de acertos por 100 e depois dividir por 60.


O peso da prova objetiva para nível médio será diferente a depender se o cargo terá ou não prova de títulos.


A prova discursiva, por sua vez, consistirá em uma redação. De acordo com o edital, será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 30% da pontuação no exame de múltipla escolha ou obtiver nota zero na redação.


O número de provas discursivas corrigidas por cargo e especialidade será igual a nove vezes o número total de vagas imediatas, respeitando-se o limite mínimo de dez provas discursivas corrigidas por cargo e especialidade, para a ampla concorrência (AC), candidatos negros (CN), pessoas com deficiência (PcD) e indígenas (CI).

Blocos de 1 a 7 - cargos de nível superior do CNU

Os cargos de nível superior estão distribuídos entre os sete primeiros blocos temáticos do CNU. As provas objetivas terão 70 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.


No caso de Conhecimentos Gerais, a nota será o resultado do número de acertos multiplicado por 100 e, depois, dividido por 20.


Já em Conhecimentos Específicos, o número de acertos por eixo temático deverá ser multiplicado pelo peso atribuído, conforme cada cargo e especialidade.


O peso da prova objetiva para o nível superior também será diferente a depender se o cargo terá ou não prova de títulos:


A prova discursiva para nível superior consistirá em uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.


Será eliminado o concorrente que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos ou nota zero na prova discursiva.


O número de provas discursivas corrigidas por cargo e especialidade demandada será igual a nove vezes o número total de vagas imediatas, respeitando-se o limite mínimo de dez provas discursivas corrigidas para a ampla concorrência (AC), candidatos negros (CN), pessoas com deficiência e indígenas.


Segundo o assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e membro do Grupo Técnico Operacional do CNU, Pedro Assumpção Alves, depois da prova, as pessoas terão notas e posições diferentes para cada cargo ranqueado dentro do bloco temático escolhido na inscrição.