A Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro começou a realizar nesta terça-feira, 17, os exames admissionais dos classificados no processo seletivo para gari da Comlurb.
Os 200 convocados devem se apresentar no Centro do Rio de Janeiro para a realização dos seguintes exames:
- Clínico Ocupacional;
- Exame Físico ortopédico realizado por médico ortopedista;
- Acuidade Visual;
- Glicemia;
- Hemograma Completo, GGT (gama glutamil transferase),
- TGO (transaminase oxalacética);
- TGP (transaminase pirúvica),
- RX de Tórax;
- RX de coluna cervical;
- RX de coluna dorsal;
- RX de coluna lombo-sacra;
- Audiometria;
- Teste Ergométrico, entre outros que se façam necessários e definidos pelo médico do trabalho da Comlurb.
A lista dos convocados para o exame admissional foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira. Eles foram aprovados na etapa de apresentação dos documentos comprobatórios, realizada na segunda, 16.
De acordo com o edital, 400 candidatos foram selecionados para ocupar as vagas de gari. A seleção foi feita a partir de uma análise curricular, em que os concorrentes podiam ganhar dois pontos por residir em uma das comunidades indicadas no edital e um ponto por ter experiência profissional de, pelo menos, um ano.

Comlurb realiza seleção para contratar 400 garis temporários
(Foto: Divulgação/Comlurb)
Para o exame admissional, apenas 200 foram convocados neste primeiro momento. Os outros 200 devem ser chamados posteriormente.
Aqueles que estiverem aptos no exame admissional poderão assinar o contrato com a Comlurb. O tempo de contratação será de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco vezes.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Garis da Comlurb recebem até R$4,1 mil por mês
Os garis selecionados para trabalhar na Comlurb receberão salários de até R$4.119,48 por mês, para uma jornada de trabalho de 44 horas.
Mais de 180 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo, em apenas quatro dias. O número ultrapassou grandes concursos de 2025, em número de candidatos, como os do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, do Ibama e do ICMBio.
A grande procura pelas vagas para gari pode ser explicada pelo cenário atual de desemprego. Além do baixo nível de escolaridade exigido, somente o 5º ano do ensino fundamental completo e dos salários atrativos.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a Companhia de Limpeza Urbana informou que a lotação dos contratados será "a critério da Comlurb, de acordo com as necessidades do serviço".
Assim, os aprovados poderão atuar em diferentes localidades da cidade do Rio de Janeiro. O cargo de gari tem atribuições variadas, incluindo:
- coletar os resíduos sólidos urbanos em residências, estabelecimentos comerciais e industriais, conforme legislação pertinente;
- efetuar serviços associados à varrição, capina, roçada manual ou mecanizada e à remoção de resíduos em geral;
- proceder à limpeza de ralos, valetas e demais elementos que compõem o sistema de drenagem;
- auxiliar a descarga de Resíduos Sólidos Urbanos;
- auxiliar a varrição mecânica dos logradouros;
- responder pela guarda do cabideiro, pelo controle e distribuição de materiais e equipamentos do depósito;
- executar e manter a limpeza predial e dos elementos que compõem o mobiliário urbano; ou
- proceder à lavagem de logradouros públicos e à remoção de entulhos e bens inservíveis.
Os concursos principais do 2º semestre de 2025 você confere aqui. Cadastre-se e fique por dentro!
Concurso Comlurb para gari é aguardado há anos
Há oito anos, um concurso público para gari da Comlurb é esperado. Em entrevista em 2021, o então presidente da companhia, Flávio Lopes, informou que poderiam ser abertas cerca de mil vagas.
O número final, no entanto, deveria ser estabelecido conforme as novas necessidades da cidade no pós-pandemia.
“Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”, explicou.
Lopes também ressaltou que o quantitativo poderia ser até superior às mil vagas, caso a empresa pudesse expandir seu campo de atuação.
Apesar da promessa, o concurso público não foi autorizado e realizado. No momento, a Prefeitura do Rio de Janeiro optou pela contratação por tempo determinado.












