A seguir saiba o que precisa ser feito para entrar com pedido de recurso contra o gabarito da prova!
Prazo para interpor recurso contra o gabarito da prova objetiva termina nesta quinta-feira, 31 de agosto. (Foto: Divulgação)
Como solicitar recurso contra o gabarito da prova objetiva da PMERJ?
O procedimento consiste em apresentar um recurso bem embasado em relação a quaisquer questões da prova objetiva. Nesse contexto, é fundamental que sejam expostas as razões pelas quais o candidato discorda do gabarito proposto.
Cada candidato pode solicitar um único recurso por questão, devendo ser encaminhado por meio de um formulário específico disponibilizado no site da organizadora do concurso, a banca Ibade.
Esse formulário deve ser integralmente preenchido, sendo um formulário por cada questão objeto de recurso. Qualquer preenchimento incorreto, campos vazios ou informações ausentes levará à exclusão automática do recurso, que não será encaminhado para análise da banca examinadora.
Vale destacar que as alegações do recurso precisam ser justificadas, amparadas por referências claras, como citação de artigos, suporte na legislação, páginas de livros e identificação dos autores.
Após o julgamento dos recursos, caso haja anulação de questões da prova objetiva, os pontos correspondentes serão atribuídos a todos os candidatos de maneira uniforme.
Dessa forma, a correção da prova objetiva será baseada no novo gabarito oficial final, que será estabelecido após a avaliação dos recursos.
A divulgação definitiva dos resultados dos pedidos de recurso acontecerá no site da banca organizadora no dia 3 de outubro, bem como a divulgação do gabarito final e do resultado preliminar da prova objetiva.
Denúncias de fraude no concurso da PMERJ são investigadas
As provas do concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro, aplicadas no último domingo (27), estão sendo investigadas por suspeita de fraude. Imagens das salas de provas e outras irregularidades começaram a circular pelas redes sociais, o que levou a banca organizadora, Ibade, a emitir um comunicado no dia 29 de agosto.
No comunicado, o Ibade afirma que as imagens que estão circulando estão com "textos adulterados" e que "toda e qualquer informação deste concurso deve ser confirmada somente no nosso site www.ibade.org.br".
A Polícia Militar do Rio de Janeiro já enviou uma notificação ao Ibade sobre as denúncias e deu um prazo de 24 horas para manifestação da organizadora.
Após o retorno da banca, a corporação fará uma análise para definir quais medidas serão adotadas.
Assista aqui o programa do Especialista sobre a fraude no concurso PMERJ!
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se manifestou sobre o caso. Em um comunicado oficial, ele lamentou as denúncias e disse que, caso sejam comprovadas fraudes, será tomada uma "atitude enérgica", mas que não prejudicará quem fez o concurso de maneira correta.
+ Saiba o que aconteceu nas provas da PMERJ
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Como foram as provas da PMERJ?
Aplicadas no dia 27 de agosto, domingo, as provas objetivas foram compostas por 50 questões, com a seguinte distribuição:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática Básica (dez);
- Noções de Direitos Humanos (dez);
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ (dez); e
- Noções de Direito Penal e Processo Penal (dez).
Cada questão terá o valor de dois pontos. Somente será habilitado para a próxima etapa quem obtiver concomitantemente 60% dos pontos e não zerar nenhuma disciplina.
O concurso da PMERJ visa preencher neste concurso 2 mil vagas para soldados. Desse quantitativo, 200 são para sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!