Como estudar de maneira eficiente

Professor Vinicius Mota fala sobre a maneira eficiente de praticar os estudos para concurso público.

Colunistas
Autor:Vinicius Mota
Publicado em:09/10/2023 às 17:03
Atualizado em:06/11/2023 às 18:45

Na preparação para concurso público, há comportamentos que aproximam o candidato de sua conquista, bem como posturas que acabam por retardar o nome no diário oficial.

Por conta disso, alinhamos breves reflexões colhidas pela experiência a fim de contribuir com o amigo leitor.


De início, é fundamental definir qual é o seu objetivo imediato. Você quer estudar para um concurso com edital aberto? Ou então um certame que se encontra autorizado? Ou ainda para uma prova que está, no momento, sem previsão?


A resposta a essa primeira pergunta faz toda diferença na medida em que permite delinear seu cronograma, a intensidade dos estudos e ajustar a sua expectativa.


Veja, com um edital aberto, aqueles que estão estudando há mais tempo estão mais próximos da possibilidade de competir de maneira eficiente.


Contudo, isso não é impeditivo do êxito no concurso, como a prática tem evidenciado. Há candidatos que conquistam a aprovação, iniciando os estudos após a abertura do edital. Porém, isso é raro.


De outro lado, se você definir estudar para um concurso que está autorizado, previsto ou até sem previsão, você poderá organizar seu tempo de maneira mais tranquila a fim de que conseguir cumprir todo o edital, com as necessárias revisões e os treinos com resolução de questões e simulados.


Se a sua prova vai acontecer em dois ou três meses, você deverá estudar de maneira muito mais intensa. De outra sorte, se o seu concurso está mais distante, é melhor

que você organize seus estudos privilegiando a constância, ainda que em ritmo menos intenso. Isso porque é mais importante garantir a continuidade e a persistência.


Ao lado disso, delimite o tempo real de que você dispõe para estudar.


Esse é o período no qual você consegue prosseguir sem interrupções significativas, dentro do qual você tem alguma margem de manobra (lembrando que nós temos dias mais

difíceis e com imprevistos).


Se necessário, divida seus estudos em dois períodos no dia (por exemplo, antes de ir ao trabalho e após o retorno) ou então reserve períodos para estudar com qualidade nos finais de semana.


É importante que realmente analise esses dois pontos: quando será sua prova e qual o tempo efetivo de que você dispõe?


Muita gente não cuida disso e acaba estabelecendo metas que são complicadas ou irrealizáveis, seja por querer estudar muita coisa em pouco tempo, ou por tentar estudar mais horas do que dispõe no dia.


Isso gera insatisfação e frustrações, o que atrapalha a continuidade do esforço necessário para conquistar a sua vaga.


Você pode encurtar o seu caminho se conseguir manter um bom ritmo de estudos. Seja honesto contigo e siga firme: você merece que você dê sempre o seu melhor em seu benefício.


Vamos juntos em busca da sua aprovação!


Vinicius Mota

Advogado. Prof. de Trabalho, Processo do Trabalho, Seguridade Social e Direito Antidiscriminatório. Mestre em Direitos Humanos pela USP. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Damásio. Professor do Qconcursos.