Como estudar para concurso público: dicas com Fernando Mesquita

Fernando Mesquita explica como iniciar sua preparação de forma eficiente para conquistar a aprovação.

Autor:Júlia Sestero
Publicado em:14/12/2023 às 17:45
Atualizado em:14/12/2023 às 19:15

Como estudar para concursos públicos? Essa dúvida é comum a quem está conhecendo a área ou já sonha com uma vaga no setor público, mas não sabe por onde começar.


Fernando Mesquita, diretor de Mentorias do Qconcursos, destaca a importância de compreender que a maioria das pessoas não aprendeu a estudar adequadamente, e é nesse contexto que saber como estudar ajuda.


O especialista destaca técnicas fundamentais para estudo, como a análise do edital, organização dos estudos e a resolução constante de questões.


“A maior parte de nós acha que sabe como estudar. A gente pensa que a gente sabe estudar e a grande realidade é que a gente não sabe. Nossos pais não souberam estudar, os nossos professores não sabiam estudar e é por isso que a gente tem tantas dificuldades de entender o que é o estudo, de como que o estudo se processa”, explica Fernando Mesquita.


>> Estude de maneira direcionada e eficiente com a Mentoria de Fernando Mesquita

Fernando Mesquita destaca como estudar para concurso

Para iniciar os seus estudos é importante aprender os principais fundamentos do estudo, conhecer as estratégias e técnicas que irão te ajudar a aprender mais rápido e reter o conhecimento por mais tempo e, principalmente, manter a motivação.


“A forma como você está estudando vai fazer a diferença. A forma é o principal diferenciador da sua trajetória em relação à trajetória das demais pessoas", explica Fernando Mesquita.


>> Quer iniciar seu estudo para o cargo que deseja e ser aprovado? Aprenda a estudar com o curso “Como começar a estudar para concurso” com Fernando Mesquita


Diante disso, o especialista elencou 15 ensinamentos importantes na preparação para concursos que devem ser seguidos para obter a aprovação:


  1. Analise o edital: entenda o cargo e a área para qual está concorrendo;
  2. Organize e planeje os estudos: estudo, aplicação, revisão e adaptação; 
  3. Use bem os materiais e da melhor forma;
  4. Resolva questões e simulados;
  5. Descanse quando estiver cansado;
  6. Alterne as disciplinas durante o estudo;
  7. Escreva quando você for estudar;
  8. Faça revisão;
  9. Treine redação se o seu concurso exigir;
  10. Aprenda a ler e leia muito;
  11. Estude sempre que puder;
  12. Aprecie todas as disciplinas;
  13. Faça sessões curtas de estudo: de 25 a 50 minutos;
  14. Tome muito cuidado com os conselhos que você ouve;
  15. Não desista.


Saiba mais sobre as técnicas de estudos


Analisar o edital

Entender qual é o cargo e área que eu estou disputando.


Organizar e planejar os estudos

O ciclo de estudos é uma ferramenta que vai trazer a sequência desses conteúdos, sem necessariamente dizer em quais horários a gente vai estudar. Então aqui são dois elementos.


Primeiro, a sequência, e depois a duração de cada uma dessas sessões de estudos. O ciclo de estudos é uma ferramenta muito mais maleável, onde prevê a alternância, a quantidade de disciplinas que a gente vai ter dentro de um determinado ciclo que pode durar um dia, dois dias ou uma semana. Então, isso vai depender do planejamento que você faz.


E, por último, o plano de estudos, que é uma ferramenta mais especializada que vai trazer tanto as disciplinas quanto os assuntos. E tem um elemento especial aqui que é, por exemplo, a priorização desses conteúdos.


"Então, eu posso dizer que algum conteúdo tem que vir antes do outro. Você não vai estudar necessariamente as coisas na sequência que o edital nos traz, e o plano de estudos acaba exigindo uma certa experiência para que isso seja feito.É interessante que a gente mantenha o nosso tempo de estudos na faixa de 25 a 50 minutos e eu vou falar sobre isso com você na sequência. E, claro, um treinamento completo de estudos, aplicação, revisão e adaptação".


Estudo, aplicação, revisão e adaptação

"Quando eu falo sobre estudo, eu estou falando sobre o meu material de base. Quando eu falo sobre aplicação, eu estou falando sobre resolução de questões. Quando eu falo sobre revisão, eu falo sobre fixação do conteúdo.


E quando eu falo sobre adaptação, eu estou falando sobre o registro desse percentual e a análise que a gente vai fazer para decidir para onde vamos e o que faremos. Lembre-se, quando a gente está no estudo, a gente produz o nosso material de revisão por meio de um processo chamado estudo ativo."


Use bem os materiais

"É importante que a gente entenda como utilizar esses materiais, porque isso, no final das contas, vai permitir que a gente tenha escolhas melhores. E eu falo muito sobre a necessidade de você fazer boas escolhas nos estudos. A gente tem três tipos principais de materiais. Materiais de base, materiais de aplicação e materiais de revisão.


Quando eu falo sobre materiais de base, eu estou falando sobre aqueles materiais que vão ser usados para aprender ou para aprofundar. Os mais comuns vão ser esses daqui. PDFs, videoaulas e livros. Eles são materiais mais analíticos, mais extensos. O material de base é mais extenso do que o material de revisão necessariamente."


Resolva questões

"Quando a gente fala sobre a aplicação, a gente está falando sobre questões. É isso aqui que a gente vai tratar. As questões servem para praticar, validar, alinhar e direcionar os meus estudos. Eles são materiais muito mais pontuais, ou seja, eles trabalham por amostragem.


Descanse quando estiver cansado

"É importante que você descanse quando estiver cansado ou cansada. A gente vive numa era em que existe uma, como é que eu vou dizer, uma hipervalorização do esforço. E esforço é importante, esforço é indispensável, esforço é fundamental. Mas você precisa também saber a hora de descansar."


Alterne as disciplinas

"É importante que você alterne as disciplinas, a gente falou sobre isso. Você aprende melhor quando você troca disciplinas, você dá espaço para que você possa pensar a respeito do que você aprendeu. Quando você alterna, você tem mais foco, mais dinamismo, mais atenção, mais aprendizado.


Escreva quando você for estudar

"Isso aqui se chama estudo ativo e a gente falou sobre isso. Quando você produz informação, você processa essa informação, você precisa pensar nela. E, ao mesmo tempo, você aproveita o seu momento do estudo para que você possa produzir o seu material de revisão. Você gasta menos tempo e tem mais velocidade.


É normal que o seu material de revisão, que é resultado dessa anotação, ele seja mais extenso no início e ele vai ficando cada vez mais objetivo. Quando você for estudar, tenha atenção total aos estudos, porque atenção é proporcional ao aprendizado. Quanto mais atenção você tiver, melhor você vai aprender".


Faça revisão

"A revisão é mais importante do que o estudo, e a maior parte das pessoas não sabe disso. Revisão é mais importante do que o estudo. Revisão é indispensável. Quando você revisa, você reforça aqueles pontos que de repente não estavam tão claros, ou que são pontos que dependem de uma certa decoreba, ou que são pontos que demandam, de fato, uma atenção que você não teve naquele momento."


Faça simulados

"Desde o primeiro dia também, sim. Eu tenho inclusive uma ferramenta que eu chamo de simulado zero, que é a prova anterior daquele concurso que você pretende fazer. Isso é interessante que você faça no seu primeiro dia de estudos para você ter uma noção do desafio que você tem pela frente, Se você faz simulado zero, você sabe o que esperar da prova".


Treine redação

"Se a sua prova vai ter redação, você precisa fazer redação e provavelmente você vai precisar fazer muitas, muitas, muitas redações. Quanto pior você escrever, mais você precisa escrever. Mais cursos de redação você precisa fazer, mais a nossa mentoria de redação você precisa fazer em que você vai ter temas, você vai ter técnicas, você vai ter uma série de ferramentas para trabalhar. Então, o treino de redação, ele vai ser um dos principais elementos porque são pontos que muita gente não considera."


Aprenda a ler e leia muito

"Porque a sua prova vai ser de ler, não de assistir. Isso não significa que você não deva ver videoaula. Muitas vezes a videoaula é a melhor alternativa, sim. Mas independente da forma como você estuda, é importante que você leia e é importante que você leia muito porque isso vai aumentar a sua velocidade de leitura no dia da prova, vai permitir que você entenda melhor o que a banca quer dizer, vai permitir que você aprenda melhor porque a sua capacidade de leitura está associada à sua capacidade de compreensão de conteúdo. Então, se você lê melhor, você aprende melhor."


Estude sempre que puder

"A gente tem muito tempo escondido na nossa rotina, tempo que a gente não usa, tempo que, às vezes, a gente nem percebe. Então, é indispensável que você use esse tempo também.


Aprofunde suas técnicas de estude no curso gratuito "Como estudar para concurso público" ministrado por Fernando Mesquita.


O curso oferece acesso organizado ao conteúdo do edital, apresentando diversos formatos, como aulas em vídeo, PDF 2.0 e questões comentadas, para iniciar sua preparação de maneira eficiente.


Encontre o auxílio na definição do seu plano de estudos e a motivação para seguir adiante!


Quero acessar o curso Como estudar para concurso agora!


Carregando...