Concurso Aeronáutica AFA: divulgados locais e orientações para provas
O concurso da Aeronáutica para AFA tem provas no próximo domingo, 20, e os candidatos já podem consultar os locais. Veja!
Autor:
Publicado em:17/06/2021 às 16:12
Atualizado em:17/06/2021 às 16:12
Já estão disponíveis para consulta os locais de aplicação das provas do concurso Aeronáutica AFA. Os candidatos podem acessar a relação geral ou a relação por localidade.
Os documentos foram publicados no próprio site de Ingresso da Aeronáutica. As avaliações estão confirmadas para o próximo domingo, dia 20, às 9h.
As avaliações serão aplicadas em diferente regiões do Brasil, sendo: Brasília-DF; Canoas-RS; Campo Grande-MS; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Manaus-AM; Belém-PA; Parnamirim-RN; Salvador-BA; Curitiba-PR; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Pirassununga-SP; Barbacena-MG; e Belo Horizonte-MG.
Se você é um dos candidatos, atenção! A Aeronáutica divulgou algumas orientações para o exame:
- Leve documento de identidade e canetas esferográficas de tinta cor azul ou preta e de corpo transparente;
- Não leve lápis, lapiseira, borracha, régua;
- Não use brinco, piercing, boné, relógio;
- Telefones celulares deverão ser desligados e guardados em local indicado pela comissão fiscalizadora;
- obrigatório o uso de máscara de proteção;
- planeje horário de deslocamento para não se atrasar.
Na prova objetiva, os candidatos responderão a 64 questões, distribuídas por:
Os concursos militares têm como característica as várias etapas de avaliação. No caso da seleção para a Academia de Força Aérea (AFA) as fases, além das provas, são:
concentração intermediária;
inspeção de saúde;
exame de aptidão psicológica;
entrevista informativa;
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
curso de formação.
Este concurso da Aeronáutica seleciona para 83 vagas. As chances são destinadas à Academia de Força Aérea (AFA), para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2022.
As oportunidades foram distribuídas:
Oficiais Intendentes - 40 vagas
Quadro de Oficiais Aviadores - 18 vagas
Quadro de Oficiais da Infantaria - 25 vagas
Os requisitos são ter concluído o nível médio e não ter idade menor que 17 anos e nem completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.
Após o curso, com aproveitamento, o cadete, que receberá R$1.176, será nomeado a aspirante a oficial da FAB, passando a receber R$6.993. Tais valores são referentes a 2019, podendo ser reajustados.
Saiba mais sobre os postos
Oficiais Aviadores
O Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) confere aos concluintes a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, e, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.
Oficiais Intendentes
O Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) confere aos formandos o título de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, como também a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.
Oficiais de Infantaria
Os aprovados no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) obterão a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. E, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.