Concurso AFT: banca é contratada para organizar curso de formação
Cebraspe é contratado como banca organizadora do curso de formação para os aprovados no concurso AFT com 900 vagas. Veja!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/06/2024 às 16:50
Atualizado em:28/06/2024 às 16:50
O Ministério do Trabalho e Emprego já atua para receber os 900 novos auditores-fiscais do trabalho aprovados no concurso AFT. O Cebraspe foi contratado na quinta-feira, 27, como o organizador do curso de formação.
Ele será o responsável por realizar a etapa obrigatória do curso de formação, com caráter eliminatório. Isso ocorrerá em continuidade às provas objetivas e discursivas, que serão realizadas por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU).
A assinatura do contrato, porém, só aconteceu no dia 27 de junho.
Além do Cebraspe, foram consideradas as propostas das seguintes instituições: Fundação Cesgranrio, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Getulio Vargas (FGV).
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) também foi consultada, mas declinou o convite.
Aprovados no concurso AFT passarão por curso de formação
(Foto: Enit GOV)
Com base nas regras do termo de referência, a proposta do Cebraspe foi a melhor, com o equivalente a menos da metade do valor total indicado pelas outras instituições.
A expertise da banca de Brasília DF, além do seu longo histórico de aplicações em concursos federais, entrou nas justificativas apresentadas.
Segundo o estudo técnico, o curso de formação dos auditores-fiscais do trabalho deverá ocorrer em uma única cidade, de preferência em Brasília, no Distrito Federal.
No decorrer do curso, os candidatos serão avaliados por duas provas objetivas, com 60 questões cada.
Após a conclusão do curso, os aprovados serão designados para posse e lotação. Tradicionalmente, os aprovados para o cargo de AFT são lotados em todo o país.
De acordo com o ministro, muitos aprovados serão designados para atuar na Fiscalização dos portos brasileiros.
"Após o encerramento do Concurso Nacional Unificado, que fará a seleção de servidores públicos, muitos serão designados para atuar na fiscalização dos portos. O aumento no número de fiscais do trabalho nos portos brasileiros será reavaliado", afirmou o ministro, em abril.
A distribuição de vagas para AFT, nas unidades de lotação do Ministério do Trabalho, será publicada em conjunto com o ato de nomeação e de convocação dos aprovados para a escolha dos postos e posse no cargo.
Isto é, a definição do local de trabalho ocorrerá somente no momento da convocação para posse. Isso conforme a necessidade da pasta e o interesse do candidato.
Aqueles que tiverem as melhores pontuações nas provas do concurso deverão ter preferência na escolha do local.
Do total de candidatos no Concurso Unificado, a carreira de AFT é a terceira mais concorrida, ficando atrás somente de técnico em indigenismo (Funai), com 323.250 inscritos, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE (região Nordeste), com 316.543.
Com exigência do nível superior em qualquer área, a carreira de auditor-fiscal do trabalho tem remunerações iniciais de R$23.921,71, já incluído vencimento básico e o auxílio-alimentação de R$1 mil.
As oportunidades para AFT estão concentradas no Bloco 4 do Concurso Nacional Unificado.
Concurso AFT terá provas aplicadas no dia 18 de agosto
As provas objetivas e discursivas para auditor-fiscal do trabalho serão realizadas no dia 18 de agosto, junto com os demais cargos do Concurso Unificado.
A aplicação estava marcada para o dia 5 de maio, mas foi adiada em função das fortes chuvas e do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Os candidatos realizarão as provas em dois turnos. Confira:
Turno da manhã (2h30 de prova)
Provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.
Turno da tarde (3h30 de prova)
Provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).
Veja abaixo as disciplinas de cada um dos eixos temáticos do concurso AFT:
Eixo Temático 3 - Sociologia e Psicologia Aplicadas ao Trabalho - 10 questões;
Eixo Temático 4 - Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - 10 questões;
Eixo Temático 5 - Direito do Trabalho - 10 questões.
Na prova discursiva será cobrada uma questão sobre os eixos.
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!