Concurso Anatel: agência solicita novo edital com 362 vagas

A Agência Nacional de Telecomunicações encaminhou ao MGI um pedido de novo concurso Anatel, para o preenchimento de 362 vagas. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/05/2024 às 18:19
Atualizado em:29/05/2024 às 07:50

A Agência Nacional de Telecomunicações encaminhou um pedido de novo concurso Anatel ao governo. O desejo da autarquia é preencher 362 cargos efetivos, que estão vagos e não precisam ser criados.


O ofício já foi encaminhado à ministra da Gestão e Inovaçao, Esther Dweck, e está assinado pelo presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.


Acessado pela Folha Dirigida por Qconcursos, o documento revela que as 362 vagas são para os seguintes cargos:

  • analista administrativo - 54 vagas;
  • especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações - 74 vagas;
  • técnico administrativo - 124 vagas; e
  • técnico em regulação de serviços públicos de telecomunicações - 110 vagas.

As carreiras têm como exigência os níveis médio, médio/técnico e superior.


De acordo com a Anatel, o seu quadro previsto é de 1.690 servidores, mas, atualmente, a agência conta somente com cerca de 1,2 mil cargos efetivos ocupados.


No ofício, o presidente da Anatel reforça que não será necessário "ampliar o quadro de servidores previsto em lei para cumprir as novas atribuições, apenas realizar concurso público para preenchimento das vagas abertas ao longo dos últimos anos".


Em 2023, Anatel encaminhou um pedido para mais de 400 vagas. No entanto, apenas 12% foram autorizadas e somente para a carreira de especialista, de nível superior.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!

Concurso Anatel teve provas adiadas em função das chuvas

A Anatel recebeu autorização e publicou um edital de concurso em 2023.


No entanto, o aval foi somente para provimento de vagas na carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, de nível superior.


A agência vai preencher 50 cargos de especialista, por meio deste concurso, cujas provas ainda não foram aplicadas.


O atual concurso da Anatel teria provas em 26 de maio, mas foram adiadas em função das chuvas no Rio Grande do Sul.


Um comunicado foi divulgado pelo Cebrasoe, o organizador da seleção. A nova data de aplicação ainda não foi definida e deve ser anunciada pela instituição a qualquer momento. A seleção registrou mais de 13,7 mil inscritos.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Anatel encaminha um novo pedido de concurso com mais de 300 vagas

(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)

Como serão as provas do concurso Anatel?

Assim que remarcadas, as provas objetivas e discursivas do concurso Anatel serão realizadas pelo Cebraspe, no estilo "certo" e "errado".


Na parte objetiva, serão cobradas 120 questões, de acordo com a especialidade, divididas entre: 50 itens de Conhecimentos básicos; e 70 Específicos.


Já a discursiva contará com duas questões, valendo 30 pontos no total.


O candidato responderá duas questões discursivas, uma a ser respondida em até 30 linhas, que abordará tema relacionado aos Conhecimentos Específicos, e outra a ser respondida em até 15 linhas, com o valor de dez pontos, sobre tema relacionado a Telecomunicações, Conectividade e Comunicações Digitais.


Ambas as avaliações terão duração máxima de cinco horas.

Quando foi o último concurso Anatel

Para os demais cargos, ou seja, sem ser o especialista, o último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017.


Na ocasião, foram ofertadas 100 vagas. Desse total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação.


As funções tinham o nível médio como requisito.


Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.


Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos. No exame de múltipla escolha, foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).