Concurso ANP: agência solicitará edital com cerca de 132 vagas
Um novo concurso ANP precisa de autorização do governo e a agência confirmou que enviará seu pedido com cerca de 132 vagas. Saiba mais!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:02/05/2024 às 11:01
Atualizado em:02/05/2024 às 11:22
Um novo concurso ANP será solicitado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Segundo a agência, o pedido encaminhado deve contemplar cerca de 132 vagas.
Isso porque, de acordo com a autarquia, a solicitação será para o provimento dos cargos efetivos vagos.
Atualmente, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis conta com 132 vacâncias, sendo:
59 cargos vagos de especialista em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural;
21 cargos vagos de especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo e Gás Natural;
13 cargos vagos de técnico em Regulação de Petróleo e Derivados e Gás Natural;
25 cargos vagos de analista administrativo; e
14 cargos vagos de técnico administrativo.
De acordo com a ANP, o pedido será encaminhado dentro do prazo estipulado, ou seja, até 31 de maio.
Este é o prazo legal que todos os órgãos federais têm para envias suas demandas de provimentos para o ano seguinte ao governo, que serão autorizados mediante disponibilidade de orçamento.
Sobre a previsão de edital e banca, a ANP informa que não há previsão enquanto o MGI não divulgar a autorização oficialmente.
"Como a ANP depende de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para dar prosseguimento à contratação de empresa organizadora, não há previsão para publicação de edital. Ressalta-se que, tão logo receba autorização do MGI, a ANP iniciará os esforços para contratação de organizadora e realização do certame".
Vale lembrar que esse quantitativo de vagas pode aumentar até o aval do MGI.
A previsão da autarquia para contratar a organizadora constava nas despesa do Orçamento para o ano de 2024.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento, em que a ANP revelava que houve desembolso para contratar banca.
"No entanto, tendo em vista que o concurso público da ANP para recomposição do quadro efetivo ainda não foi aprovado pelo Governo Federal, nossa expectativa é que os eventuais desembolsos com contratação de banca ocorram apenas em 2024, considerando que mesmo que haja aprovação ainda esse ano, não haverá tempo hábil para que os desembolsos ocorram ainda em 2023", disse no ano passado.
Oito autarquias receberam aval para novos concursos, sendo elas: ANA, Anatel, ANTT, Aneel, ANS, Antaq, Anac e Anvisa. Dentre essas, três delas escolheram aderir ao Concurso Nacional Unificado.
Último concurso ANP ocorreu há nove anos
Realizado em 2015, o último concurso da ANP ofertou 34 vagas, sendo 24 somente na cidade do Rio de Janeiro, no escritório central da autarquia.
As oportunidades foram para os cargos de técnicos em regulação geral (12 vagas), técnico na especialidade de Química (duas) e técnico administrativo (20).
Para concorrer, era preciso ter nível médio completo e, no caso do técnico em Química, curso na área.
As remunerações iniciais eram de R$6.330,52, para o técnico em regulação, e de R$6.062,52, no caso do técnico administrativo. O concurso foi organizado pela Fundação Cesgranrio.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo 60 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 20 questões Específicos. Na parte geral, foram cobradas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Língua Inglesa;
Noções de Informática; e
Conhecimentos Gerais (Direito Administrativo, Constituição da República Federativa do Brasil, Estrutura da Indústria do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Noções de Estrutura e Regulação da Indústria Petrolífera).
Sem concurso, a ANP revela que a falta de reposição tem impactado suas atividades.