Sai edital do concurso Arcoverde-PE com 66 vagas de nível médio
A Prefeitura de Arcoverde, em Pernambuco, realiza um novo concurso com vagas para agentes de nível médio.
Autor:
Publicado em:03/01/2020 às 10:00
Atualizado em:03/01/2020 às 10:00
A Prefeitura de Arcoverde, em Pernambuco, a 253 km de Recife, realiza um novo concurso público. O edital de abertura visa contratar novos agentes de nível médio, cujo salário é de R$1.250.
Para ambos, a exigência é ter o nível médio completo em jornada de 40 horas de trabalho semanal. O agente de endemias conta com 31 vagas, sendo 29 para ampla concorrência e duas para deficientes.
Já o agente comunitário de saúde soma 35 vagas, sendo todas para ampla concorrência. Este, disponibiliza chances em várias áreas sendo:
Cohab I;
Boa vista;
Petrópolis;
Barragem;
Novo Arcoverde;
Cohab II;
Veraneio;
Tamboril;
Cavalcante Alves;
Neuza Pacheco;
São Miguel;
Alto São Miguel;
Sucupira;
Boa Esperança;
Cidade Jardim;
Maria de Fátima;
Caraíbas; e
Aldeia Velha.
Concurso Arcoverde-PE inscreve até o dia 8
O prazo de inscrições do concurso de Arcoverde-PE já está aberto. Os concorrentes deverão ficar atentos ao calendário, pois os cadastros serão recebidos até o dia 8 de janeiro, pela internet.
Para concorrer, é necessário acessar o site da IDM Concursos, a banca organizadora. O primeiro passo a ser feito é preencher o formulário com os principais dados para cadastro.
Em seguida, os candidatos deverão imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de R$54 até o dia 9 de janeiro. Apenas após o pagamento é que a candidatura será confirmada.
Todos serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame está agendado para acontecer no dia 9 de fevereiro. Serão cobradas 30 questões, versando por:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Conhecimentos Específicos; e
Conhecimentos Gerais.
O que faz o agente de endemias?
O Agente de Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob responsabilidade do gestor municipal. Utilizar instrumentos para vigilância, prevenção e controle de doenças.
Outra atribuição é promover ações de educação para a saúde individual e coletiva. Estimular a participação da comunidade nas ações vinculadas à áreas da saúde. Realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento, vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde junto às famílias, na área de abrangência determinada, conforme estabelecido em seu plano de trabalho, elevando sua frequência nos domicílios que apresentem situações de risco e/ou que requeiram atenção especial.
Ele também participa de ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida. Realizar o cadastramento dos domicílios de sua respectiva base geográfica e o acompanhamento das micro áreas de risco. Promover o saneamento domiciliar, de forma a descobrir, destruir e evitar a formação e reprodução de focos e criadouros.
Cabe também ao Agente de Endemias orientar a comunidade quanto aos meios para evitar a proliferação dos vetores, visando o combate aos mesmos. Realizar o combate aos vetores, conforme orientação técnica do Município de Arcoverde, utilizando equipamentos de proteção individual - EPI, quando necessário e conforme determinado. Deixar no PA - ponto de apoio - o itinerário a ser cumprido no dia.
Ainda ele é responsável por receber e cumprir as programações estabelecidas, observando a produção e qualidade exigida. Ser cordial no trato com a comunidade, de modo a não gerar conflitos. Utilizar instrumentos para diagnósticos demográficos e socioculturais da comunidade de sua atuação. Realizar ações e atividades definidas no planejamento local. Realizar borrifação com inseticidas. Exercer outras tarefas correlatas e as descritas em Lei Municipal específica.
O que faz o agente de saúde?
O Agente Comunitário de Saúde - ACS tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do gestor municipal. São considerados atividades do Agente Comunitário de Saúde, na sua área de atuação aquelas relacionadas no art. 3º, parágrafo único, da Lei Federal Nº 11.350, de 5 de outubro de 2006. Exercer outras tarefas correlatas e as descritas em Lei Municipal especifica.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!