Exclusivo! Banco Central decide não aderir ao Concurso Unificado

A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos obteve acesso à resposta do Banco Central ao governo, que nega o convite para o Concurso Unificado.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:16/09/2023 às 11:26
Atualizado em:16/09/2023 às 12:02

O Banco Central decidiu não aderir ao Concurso Nacional Unificado. A reportagem da Folha Dirigida acessou, com exclusivide, a resposta do Bacen ao Ministério da Gestão e Inovação, que recusou o convite.


Em ofício enviado à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o presidente do Bacen, Roberto Campos Neto, agradece o convite e comunica a decisão dizendo:

"(...) gostaríamos de manter o concurso específico do BC de forma a conseguir repor os recursos de forma específica e célere. Saliento, ainda, que conduziremos o certame seguindo todas as orientações e diretrizes da cartilha de orientação publicada por esse Ministério".

O presidente revela ainda que o processo de realização do concurso já teve muitos avanços com as áreas do banco.

"Muito já avançamos junto às áreas do Banco no que diz respeito ao perfil desejado e à estrutura das provas para atender às nossas expectativas específicas de recrutamento e seleção", diz.

Dessa forma, o edital do concurso Bacen será publicado separadamente.


A portaria de autorização prevê edital até 19 de janeiro de 2024. Este, inclusive, é o prazo que o Bacen trabalha em seu cronograma interno.


Recentemente, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, confirmou o envio de um comunicado aos servidores, que informa algumas datas previstas pelo banco.


Por exemplo, a contratação da banca está prevista para acontecer em outubro. Veja outras estimativas:

  • aplicação das provas objetivas e discursivas - entre março e abril de 2024;
  • realização do Programa de Capacitação (Procap) - entre setembro de outubro de 2024; e
  • admissão de novos servidores (posse coletiva) - entre fevereiro e março de 2025.

Vagas do concurso Bacen

aval para o novo concurso do Banco Central foi dado em 18 de julho pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A oferta autorizada é de 100 vagas para cargos de analistas.


As vagas autorizadas devem divididas em:

  • 50 para a área de Tecnologia da Informação; e
  • 50 para as demais áreas relacionadas à Economia e Finanças.

Os servidores deverão atuar em Brasília DF.


A carreira é destinada a candidatos com nível superior em qualquer área.


A remuneração desses servidores será de R$21.582,80. Os valores já incluem o novo auxílio-alimentação de R$658, reajustado este ano pelo Governo Federal. 


Seguindo as informações da portaria de autorização, o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Banco Central tem aval do governo para realizar concurso Bacen com 100 vagas

(Foto: Divulgação)


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Relembre o último concurso Bacen para efetivos

O Banco Central não realiza a contratação de efetivos há bastante tempo. O último concurso público do Bacen teve edital publicado em 2013. A oferta foi de 500 vagas para técnicos e analistas.


O Cebraspe foi o organizador da seleção. Os candidatos foram submetidos a prova objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos e avaliação de títulos. 


Os aprovados também passaram por um programa de capacitação. As provas foram aplicadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!