Vale a pena continuar estudando para o concurso Banco do Brasil?
Com a prorrogação da validade do último edital do Banco do Brasil, surge a dúvida: vale a pena continuar estudando?
Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:11/07/2024 às 12:51
Atualizado em:11/07/2024 às 13:03
Com a prorrogação do prazo de validade do último concurso Banco do Brasil, realizado em 2022, quem busca uma oportunidade na empresa pode diminuir o ritmo de estudos ou até mesmo focar em outro edital. Mas será que essa é a melhor reação? Afinal de contas, vale a pena continuar estudando para o concurso Banco do Brasil?
André Adriano, professor de Direito do Qconcursos, responde: vale sim! Isso porque, apesar da prorrogação, o Banco do Brasil já confirmou que iniciou os estudos para a realização de um novo concurso público.
Portanto, se já iniciou a sua preparação para o próximo edital, continue seus estudos!
“Se você espera para estudar com o edital aberto, você tem o risco do tempo. Então, quanto mais você se adianta nesse processo, melhor!”, aconselha o professor.
Mas e quem ainda não iniciou os estudos para o concurso Banco do Brasil? O professor André Ariano traz orientações!
→ Comece sua preparação para o concurso Banco do Brasil. Tenha acesso a videoaulas, PDFs, questões e muito mais. Clique aqui e confira!
Como começar a estudar para o concurso Banco do Brasil?
Para quem está iniciando a preparação para o concurso do Banco do Brasil, o professor André Adriano destaca que o primeiro passo é estabelecer uma rotina de estudos estruturada e consistente.
Ele sugere começar pelas matérias básicas de carreiras bancárias, com uma programação semanal inicial:
Segunda-feira: Português
Terça-feira: Matemática financeira e Estatística
Quarta-feira: Conhecimentos bancários
Quinta-feira: Inglês
Sexta-feira: Atendimento bancário
Segundo o professor, a rotina de estudos deve ser ajustada gradualmente até atingir um tempo de preparação adequado.
"Comece uma semana, meia hora por dia, na semana seguinte, uma hora por dia, até atingir duas horas líquidas por dia", orienta Adriano.
Ele explica que duas horas diárias são suficientes quando o edital ainda não foi publicado: "com o edital aberto, suba isso para quatro horas. Muito mais que quatro, você não absorve tanto".
Adriano ressalta a importância de alternar entre dois temas diferentes por dia e de manter revisões constantes, além de muitas questões.
Nestas primeiras semanas de estudo, é recomendável que o estudo seja mais intenso durante a semana, e o final de semana, destinado para atividades complementares.
"Comece a se habituar ao estudo diário, principalmente segunda a sexta. Use sábado e domingo para planejar, para fazer simulado."
Novo concurso Banco do Brasil está em estudo
(Foto: Agência Brasil)
Para os que nunca estudaram para carreiras bancárias e não têm ideia do conteúdo das provas, Adriano sugere uma abordagem prática, com a realização de simulados e provas anteriores do órgão.
“Mesmo que você não tenha estudado, fazendo o simulado, você vai ter ideia do que você precisa estudar e de como estudar”, explica o professor.
Seguindo essas dicas e com organização, você estará preparado para o concurso do Banco do Brasil.
Pode ser publicado um novo edital com um concurso ainda em validade?
Sim, não há nenhuma barreira legal para a publicação de um novo edital mesmo com um concurso vigente. Contudo, o Banco do Brasil deve respeitar a ordem de convocação dos aprovados.
Isso implica que a instituição deve finalizar as chamadas dos aprovados no concurso de 2022 antes de começar a convocar os selecionados no novo processo.
Considerando a necessidade e a vasta atuação do banco, é possível que a lista de aprovados no edital de 2022 seja esgotada antes da homologação do novo concurso, caso saia.
Confira mais detalhes sobre o assunto no vídeo abaixo, com comentários do professor do Qconcursos, André Adriano: