Concurso Basa: especialistas orientam sobre preparação para a prova

Especialistas orientam candidatos interessados no concurso Basa 2020 sobre estratégias de preparação para a prova.

Autor:
Publicado em:27/08/2020 às 21:14
Atualizado em:27/08/2020 às 21:14

Especialistas dão dicas para quem quer garantir uma vaga no Concurso Basa


De acordo com Fernando Bentes, diretor Acadêmico do Qconcursos.com, nunca é tarde para começar a estudar. Mas, quem já está se preparando, antes do edital ser publicado, leva vantagem. 
 

“Quando o edital sai, o que muda é a intensidade e o foco no programa de disciplinas e assuntos cobrados naquela prova”, explicou.


Bentes destacou, que também é professor de Direito Constitucional da UFRRJ, que trabalhar no Banco da Amazônia é uma grande oportunidade, principalmente porque há possibilidade de aumentar o salário com ocupação de funções gerenciais.

Segundo ele, mesmo quem ainda não iniciou a preparação, pode conseguir ser aprovado.
 

“Basta estudar certo: seguir o edital, ler livros clássicos, fazer cursos de qualidade, treinar por meio de questões e se dedicar o máximo de horas por dia até a prova.” 

Basa
Concurso Basa 2020 já tem organizadora definida (Foto: Divulgação)


Quantas horas diárias os candidatos devem dedicar aos estudos?


O professor do site Mentalidade Concurseira e especialista em planejamento de estudos, Marcus Silva, alertou que a vantagem de quem se antecipa nos estudos não necessariamente garante a vaga no concurso.
 

“Certamente haverá pessoas que começaram depois que chegarão lá. Isso não é incomum. A grande vantagem de se começar antes é a possibilidade de fazer mais revisões e fixar mais o conteúdo, rodando mais vezes a matéria.”


Na opinião de Silva, a quantidade de horas de estudo é relativa ao planejamento de cada candidato e das características individuais de cada um. Mas, no geral, a recomendação, é manter uma média de 4 horas de estudo por dia.

Segundo Bentes, se o concorrente se dedica apenas aos estudos, a recomendação é estudar 8 horas diariamente.

Marcus Silva ainda chamou a atenção para o fato de que muitas pessoas não sabem planejar seus estudos e cometem erros ao selecionar as matérias e os materiais.

Dessa forma, não conseguem se concentrar o suficiente para aprender efetivamente o conteúdo.
 

“Estudar é desafiante e exige paciência, disciplina, dedicação, estratégias de aprendizagem. O caminho rumo ao sucesso é solitário muitas das vezes, mas o prêmio é saboroso”, destacou o especialista.

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Remuneração é um dos atrativos do concurso Basa


O concurso Basa 2020 contará com cinco vagas para o cargo de técnico científico na área de Tecnologia da Informação, cujo requisito é o nível superior.  Além das vagas imediatas, serão oferecidas oportunidades para formação de um cadastro de reserva.

Um dos atrativos deste concurso é a remuneração inicial oferecida a esses profissionais. Embora o salário atual ainda não tenha sido confirmado, dá para ter uma perspectiva com base na remuneração oferecida no concurso anterior.

Em 2018, o valor foi de R$4.147,48, para uma carga de trabalho de 30 horas semanais (seis horas diárias). O valor incluía o tíquete e cesta alimentação de R$1.317,73.
Os profissionais ainda tiveram direito a outros benefícios, como:
 

  • Auxílio-creche;
  • Exercício de função gratificada, a critério do banco, referente ao adicional de função comissionada;
  • Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  • Participação nos lucros ou nos resultados da empresa; e
  • Possibilidade de participação no Plano de Previdência Complementar, o PrevAmazônia.


O Banco da Amazônia tem sede em Belém, no Pará, mas conta com filiais em diversas localidades. Entre elas: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo.