Como forma de pressão, centenas de profissionais invadiram o prédio da prefeitura aos gritos de "Queremos receber", sendo contidos pela Guarda Municipal presente no local.
Os servidores denunciam o acúmulo de mais de cinco meses de salários atrasados, além da falta de pagamento de benefícios e do 13º salário, que, por lei, deveria ter sido depositado até o dia 20 de dezembro.
Grande parte dos manifestantes pertence às áreas da Saúde e Educação, setores essenciais que, segundo os trabalhadores, estão enfrentando um colapso financeiro.
Em entrevista ao RJ1, da TV Globo, uma servidora afirmou que diversos prazos já foram prometidos pela gestão municipal, mas nenhum foi cumprido nos últimos meses.
Até o momento, a Prefeitura de Belford Roxo não se posicionou oficialmente sobre a situação.
Nas redes sociais do município, não há qualquer nota ou comunicado sobre os atrasos ou uma previsão de regularização. Inclusive, na publicação de Feliz Natal feita recentemente, inúmeras críticas foram deixadas por servidores indignados com a situação.
"Feliz natal pra quem? Devendo 5 meses de salário.... hipocrisia".
"E o pagamento das profissionais da Educação e Saúde? Vocês não têm vergonha, não? Estou vendo no RJ e estou sentindo raiva por elas! Abaixo, Waguinho!".
"Que Natal é esse? Os funcionários sem pagamentos, por favor né".
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida procurou a Prefeitura de Belford Roxo RJ. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Após eleições 2024, Belford Roxo RJ terá novo prefeito
A situação crítica enfrentada pelo município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, será um dos útimos legados deixados pela gestão do atual prefeito Wagner dos Santos Carneiro, popularmente conhecido como Waguinho.
Reeleito em 2020, com mais de 80% dos votos válidos, Waguinho foi o primeiro prefeito da história de Belford Roxo a conquistar um segundo mandato consecutivo.
Entretanto, o cenário político da cidade tomou novos rumos em 2024, com a derrota de seu sobrinho, Matheus Carneiro, mais conhecido como Matheus do Waguinho, na disputa pela prefeitura.
Matheus perdeu as eleições para Márcio Canella, do União Brasil, que assumirá o comando do município em 1º de janeiro de 2025, dando início ao seu primeiro mandato como prefeito.
Além disso, o atual prefeito enfrenta problemas legais e políticos. Waguinho teve suas contas referentes ao exercício de 2022 reprovadas pela Câmara de Vereadores de Belford Roxo e foi alvo de um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP RJ), para ser declarado inelegível por oito anos.
O MP RJ acusa o prefeito de abuso de poder durante a campanha eleitoral, apontando os seguintes indícios:
- uso da máquina pública para favorecer a candidatura de Matheus Carneiro;
- contratação excessiva de cargos temporários e comissionados com finalidade eleitoral; e
- exonerações em massa realizadas após o término das eleições.
A gestão de Waguinho encerra-se sob um clima de instabilidade, com críticas e investigações que devem impactar a política local nos próximos anos.
Comece agora e seja um dos primeiros a garantir a aprovação nos concursos em 2025. Acesse aqui e confira!
Sem previsão de concurso, Belford Roxo atrasa salário de servidores
(Foto: Divulgação)
Sem concurso, Belford Roxo realiza processos seletivos
Na ausência de concursos para efetivos, a Prefeitura de Belford Roxo RJ tem realizado processos seletivos sequenciais, para a contratação de servidores temporários.
O último edital de concurso público foi publicado em 2016, ofertando 2.534 vagas e atraindo mais de 41 mil inscritos. Contudo, a seleção foi suspensa por decisão judicial e nunca retomada.
Na época, o concurso havia sido lançado sob a gestão do ex-prefeito Dennis Dauttman.
Com a paralisação desse processo, a Prefeitura de Belford Roxo chegou a abrir, em 2024, um novo processo seletivo para a Fundação de Saúde do município.
De acordo com o edital, publicado no primeiro semestre, foram ofertadas 2.283 vagas temporárias, para cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.
Oito em cada dez servidores são temporários
Alguns medes depois, em julho, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE RJ) proibiu a prefeitura de realizar novas contratações temporárias.
Portanto, novos profissionais só poderão ser admitidos por meio de concurso público.
A medida foi tomada porque Belford Roxo lidera o ranking de municípios com o maior número de servidores temporários, segundo levantamento do TCE RJ.
De acordo com a pesquisa, oito em cada dez servidores municipais não foram admitidos por concurso público.
Em maio deste ano (2024), dos 28.281 funcionários registrados na prefeitura, 22.559 eram temporários, incluindo comissionados extraquadro, contratados por excepcional interesse público e agentes políticos.
Para ilustrar a situação, em novembro de 2023, Belford Roxo registrava 9.190 trabalhadores temporários. Esse número deu um salto para 22.559, em maio de 2024, representando um aumento expressivo no quadro de temporários e evidenciando a necessidade de maior organização administrativa e realização de concursos públicos para preenchimento de cargos efetivos.