Concurso Bombeiros CE: com aval da assembleia, seleção é confirmada

Após aprovação da Casa, o Governo do CE finalmente confirma que irá realizar um novo concurso Bombeiros CE. Veja detalhes!

Autor:
Publicado em:14/05/2021 às 15:41
Atualizado em:14/05/2021 às 15:41

Os concursos CE estão com tudo, ainda mais na Segurança Pública. No entanto, muito se fala de PM, Pefoce e PC. Agora, uma nova corporação ganhou força, pois o governo confirma o Corpo de Bombeiros na lista de editais previstos.

O concurso Bombeiros CE poderá se tornar realidade, pois está no pacote de promessas de Camilo Santana - que se tornarão realidade após o aval da Assembleia Legislativa na última quinta, 13.

A Casa aprovou duas Mensagens importantes que fazem referência à Segurança Pública - propostas essas encaminhadas pelo governador Camilo Santana para apreciação dos parlamentares. Elas fazem referências às quatro corporações.

"Muitos são os investimentos por parte do Estado na Segurança Pública, buscando, sobretudo, o bem-estar, a paz social e valorização dos profissionais. Já foi noticiado pelo Governo do Ceará a intenção de realizar, em data próxima, um novo concurso para nomeação de novos policiais, civis e militares, e peritos forenses", diz o governo do Ceará.

Ainda não estão confirmados, cargos, vagas e mais detalhes. Mas, é possível que a seleção ganhe força em breve - já que as demais já estão com preparativos bem avançados.

(Foto: Governo do Ceará)
Concurso do Bombeiros CE está na lista de previstos pelo governo
(Foto: Governo do Ceará)

Concurso Bombeiros CE: crédito suplementar foi aberto

Além da confirmação do governo, recentemente algumas despesas foram realocadas e foram abertos créditos suplementares para o Corpo de Bombeiros. Com isso, é mais um indício de que um novo concurso pode estar a caminho.

Acontece é que a seleção do Corpo de Bombeiros cearense foi mencionada em uma abertura de crédito suplementar divulgada no Diário Oficial do Estado na edição do último dia 16 de fevereiro.

De acordo com o documento, o governador Camilo Santana abriu esse crédito parar reforço de dotações orçamentárias consignadas ao orçamento vigente.

No decreto, o governador informa que realoca despesas da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) com vários fins de projetos e atividades futuras, entre elas, a realização de concurso no Corpo de Bombeiros do estado.

O documento não indica mais detalhes, como quantitativo de vagas previsto e para quais cargos pode ser destinado este possível novo edital. Também não há previsão de quando este edital poderá ser divulgado.

Folha Cursos

Último edital de concurso Bombeiros CE foi publicado em 2013

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará está sem concurso há quase oito anos. Por isso, um novo edital é visto como essencial, ainda mais pelo fato de não haver mais cadastro de reserva válido.

governo, recentemente, autorizou a convocação de 258 aprovados no último concurso. Foram 208 soldados e 50 oficiais, que agora poderão fazer parte da corporação. 

O efetivo do Corpo de Bombeiros conta hoje com mais de 1.700 homens, destes, mais de 500 foram convocados durante o governo de Camilo.

Vagas foram ofertadas do concurso de 2012

O último edital contou com 300 vagas para soldado e oficial. Dessas, foram 270 para praças, com exigência de nível médio, e 30 para oficiais, cujo pré-requisito era ter o nível superior.

Candidatos de ambos os sexos puderam entrar na disputa, mas além da comprovação a escolaridade, outros pré-requisitos foram exigidos, como:

  • Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria "AB";
  • Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.

Candidato com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas, foi considerado incapacitado para ingressar nas carreiras.

Naquela época, os salários iniciais oferecidos foram de R$2.638,61 para soldados e de R$4.121,78 para oficiais. Todos os concorrentes foram avaliados por meio de várias etapas.

As etapas de seleção foram provas objetivas, exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação, durante o qual serão aplicadas avaliação psicológica, física, investigação social e exame final objetivo das disciplinas teóricas e práticas, além da nota de avaliação de conduta.