Concurso Bombeiros-MG: governo analisa novo edital com 500 vagas
O governo de Minas Gerais confirmou estudos para autorização de um novo concurso Bombeiros-MG com 500 vagas de soldado
Autor:
Publicado em:07/11/2019 às 09:58
Atualizado em:07/11/2019 às 09:58
A autorização para um novo concurso Bombeiros-MG está em análise pelo governo de Minas Gerais. A informação foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA nesta quinta-feira, 7, pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).
De acordo com a pasta existe “um pleito para a realização de concurso público para provimento de 500 vagas de Soldado do CBMMG”. No momento, o pedido está em estudo pela área técnica competente da Seplag.
Em seguida, será submetido ao Comitê de Orçamento e Finanças após conclusão da referida análise e manifestação. Em caso positivo, a solicitação irá para sanção do governador Romeu Zema. Para então, ser formada uma comissão para os trâmites internos. Como por exemplo, a contratação da banca organizadora.
O cargo de soldado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem como pré-requisitos o ensino médio completo e idade entre 18 e 30 anos. A corporação, em geral, abre vagas para praças combatentes e praças especialistas.
Na segunda categoria, os interessados devem apresentar, além do nível médio, curso técnico nas áreas descritas no edital.
No último edital publicado, em 2018, as áreas contempladas para praças especialistas foram: Motomecanização; Mecânica; eletricista de autos saúde; Saúde, em cargos de técnico em enfermagem e técnico em saúde bucal; Comunicações, nas posições de técnico em informática/rede de computadores e técnico em telecomunicações III.
Para a área de Saúde, foi necessário ter ainda altura mínima de 1,60m. Os classificados no concurso CBM-MG recebem R$3.506,40, na graduação de soldado de 2ª classe. Após a conclusão das aulas, a remuneração passa para R$4.098,42, correspondente ao cargo de soldado de 1ª Classe dos Bombeiros.
Os valores são do último concurso Bombeiros-MG, realizado no ano passado. A oferta também foi de 500 vagas para soldados. A validade foi de 30 dias, cabendo prorrogação por igual período. Dessa forma, o governo pode abrir uma nova seleção em 2020, pois não terá edital válido para suprir as carências de profissionais.
Último concurso Bombeiros-MG contou com seis etapas
O último concurso dos Bombeiros-MG teve a oferta de 500 vagas. Deste total, 465 foram para o curso de formação de soldados do quadro de praças combatentes, de nível médio, e 35 para o quadro de praças especialistas, de nível médio/técnico.
A seleção registrou 67.544 inscritos para as primeiras etapas. Eles foram avaliados em nove etapas:
Prova objetiva e redação;
Exames médicos preliminares e complementares;
Teste psicológico;
Prova teórico/prática (para o quadro de especialistas);
Teste de capacitação física, habilidades natatórias;
Exame toxicológico.
A primeira fase foi composta por provas objetivas e redação. Os participantes tiveram quatro horas e 30 minutos para responder a 50 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia e Física.
Já a prova de redação abordou tema contemporâneo de conhecimento geral, com valor de dez pontos. Somente foram corrigidas as 2 mil redações dos candidatos mais bem classificados e que obtiveram, no mínimo, 50% dos pontos atribuídos à prova objetiva.