Concurso Bombeiros RJ para oficiais tem comissão formada

Foi formada a comissão organizadora do novo concurso Bombeiros RJ, que contará com 25 vagas para oficiais, por meio do vestibular da Uerj.

Autor:
Publicado em:22/10/2020 às 08:15
Atualizado em:22/10/2020 às 08:15

O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, já tem comissão organizadora formada. A portaria, com o nome dos membros, foi publicada nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Pelo documento, a equipe que ficará responsável por fiscalizar e organizar o concurso do Corpo de Bombeiros do RJ será formada por:

  • Paulus Josephus de Almeida Barbosa e Daco (presidente);
  • Rammon Dias Pereira (membro);
  • Claudio Pacheco Velloso (membro);
  • Walter Luiz Almeida de Castro (membro);
  • João Paulo Menezes dos Santos (membro); e
  • Hugo Leonardo Angra Soares (membro).

Com a equipe formada, o próximo passo será a realização das inscrições, que serão aceitas entre os dias  18 e 30 de novembro, por meio do site da Uerj

A aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro

"O edital será publicado assim que possível, com o calendário completo. Não há livros indicados para esse vestibular isolado (concurso Bombeiros RJ)", informa a universidade.

Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas de oficiais (Foto: CBMERJ)
Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas de oficiais
(Foto: CBMERJ)

 

Até esta quinta-feira, 22, é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição, por meio do site da Uerj. O edital com todas as regras foi publicado no último dia 15.

De acordo com o documento, candidatos que atendam à condição de carência socioeconômica, definida como renda bruta média mensal familiar menor ou igual a R$1.567,50, podem solicitar a isenção.

O resultado do processo de isenção está previsto para sair no dia 17 de novembro. Após essa etapa, os candidatos deverão se inscrever no concurso.

Concurso Bombeiros RJ terá 25 vagas efetivas

O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, foi oficialmente autorizado no último dia 9. O despacho do governador em exercício, Cláudio Castro, foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro.

Desta forma, não falta mais nada para a publicação do edital, que será feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - responsável pelas primeiras etapas do concurso.

Ao todo, como consta no documento, serão oferecidas 25 vagas efetivas para a carreira, que tem os seguintes requisitos: 

  • ser brasileiro;
  • estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • não há limite de idade;
  • ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Entenda as etapas do concurso

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação. 

Este ano, no entanto, estão previstas apenas as provas objetivas e a redação, não sendo realizada a fase discursiva, com questões de Física e Matemática.

Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados, dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ, são convocados para a parte Específica, que é realizada pela corporação.

Esta fase conta com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.