Concurso Bombeiros RJ para oficiais pode sair em 2021. Entenda!

Edital do próximo concurso Bombeiros RJ, com vagas para oficiais, pode ser publicado apenas em 2021 devido ao adiamento do Vestibular Uerj.

Autor:
Publicado em:25/07/2020 às 07:00
Atualizado em:25/07/2020 às 07:00

O próximo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, pode sair apenas em 2021. A nova previsão ocorre devido ao adiamento do Vestibular 2021 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro realiza o seu concurso para o ingresso de oficiais, por meio do Vestibular da Uerj. Este ano, a seleção chegou a estar prevista, mas agora pode ocorrer somente em 2021.

Em comunicado, a Uerj​ informou que adiou o seu Vestibular 2021, em função da pandemia de Coronavírus (Covid-19). Segundo a instituição, os exames serão realizados no 1º semestre de 2021, em datas a serem anunciadas em breve.

"Quando esse anúncio for feito, entraremos em contato com a Academia do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro para confirmar o interesse da corporação na sua participação nos exames", disse a Uerj.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA na sexta-feira, 24, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro informou que ainda não foi comunicado oficialmente pela Uerj. No entanto, "uma reunião entre a instituição de ensino e a corporação está prevista para a próxima semana" (até 31 de julho).

Concurso Bombeiros RJ oficiais pode sair em 2021 (Foto: CBMERJ/Rogerio Santana)
Concurso Bombeiros RJ oficiais pode sair em 2021
(Foto: CBMERJ/Rogerio Santana)

 

Entenda as etapas do concurso Bombeiros RJ

As inscrições para o concurso Bombeiros RJ são feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.

O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação. 

Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a Parte Específica realizada pela própria corporação.

Esta fase conta com exames físicos, de saúde e pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

O concurso para o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro costuma ter os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
  • Não há limite de idade;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio
  • Para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".

[tag_teads]

Último concurso para oficiais foi em 2019

último concurso Bombeiro RJ foi realizado em 2019. Em fevereiro deste ano, foi publicada a homologação. Ao todo, foram oferecidas 50 vagas para oficiais, com exigência de nível médio completo.

A seleção foi destinada a candidatos de ambos os sexos e não teve limites de idade ou de altura. Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, a remuneração bruta de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após três anos de formação, os ganhos, já como aspirante, chegam a R$6 mil.

CBMERJ tem 313 cargos vagos

Em junho deste ano, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou dois decretos que, juntos, bloqueiam mais de 9.500 cargos vagos originados durante o Regime de Recuperação Fiscal. No entanto, o novo concurso Bombeiros RJ segue sendo urgente, já que o número de vacâncias permanece na corporação.

Em um estudo recente, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro relata que, mesmo após o bloqueio de cargos vagos, segue com 313 oportunidades disponíveis para reposição, a partir de 1º de julho de 2020.

Segundo o estudo, ao todo, o Decreto 47.117/2020 bloqueou 1.373 cargos vagos nos quadros da corporação. No entanto, ainda restam essas 313 vacâncias, sendo seis para oficiais e 307 para o quadro de praças (soldados).

Com isso, a convocação de aprovados e a realização de um novo concurso Bombeiros RJ pode ser realizada. O estudo, no entanto, ainda está sendo avaliado. Desta forma, o número de cargos vagos ainda pode aumentar ou diminuir. 

Segundo a corporação, mesmo diante dos postos para livre provimento, não serão considerados "eventuais aumentos de despesas de pessoal criados a partir de compensações com bloqueios de cargos, se houver".