Concurso Bombeiros SE: validade é prorrogada por mais dois anos
O concurso Bombeiros SE para o cargo de soldado teve o prazo prorrogado até 2022. Saiba mais sobre como foi a seleção.
Autor:
Publicado em:14/07/2020 às 13:00
Atualizado em:14/07/2020 às 13:00
Foi prorrogada por mais dois anos a validade do concurso Bombeiros SE para soldado, realizado em 2018. O edital de prorrogação foi publicado no Diário Oficial do Estado de Sergipe de segunda-feira, 13. [tag_teads]
Segundo o documento, a seleção para o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe teve o resultado final homologado no dia 20 de dezembro de 2018.
Desta forma, a prorrogação passará a ser válida a partir do dia 21 de dezembro de 2020, indo até a mesma data do ano de 2022. Enquanto o edital estiver válido, será possível convocar mais classificados, a critério do Governo de Sergipe.
A última convocação de aprovados para a função de soldado foi divulgada outubro do ano passado. No total, foram chamados 70 aprovados para o cargo.
Publicado em abril de 20018, o edital do concurso para o Corpo de Bombeiros de Sergipe ofertou 212 vagas, sendo 200 para o cargo de soldado e 12 para a carreira de oficiais.
Foi necessário ter os níveis médio e superior, respectivamente, para concorrer. Além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir da categoria B. O Corpo de Bombeiros contrata sob o regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.
Na época, as remunerações eram de R$3.370 para soldados e R$9.236,39 para oficiais, após o curso de formação. Vale ressaltar que esses valores são equivalentes ao ano de 2018, e podem ter sofrido reajustes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o organizador, o concurso Bombeiros SE reuniu 25.226 inscritos. Desse total, os cadastros foram distribuídos da seguinte forma:
Oficiais ⇒4.409 inscritos
Soldados ⇒ 20.871 inscritos
Os participantes foram avaliados por até quatro etapas, sendo elas: provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física e avaliação psicológica.
Os aprovados precisaram passar por um curso de formação, mediante convocação do governo. Confira abaixo como foram as provas objetivas e discursivas:
Prova Objetiva
No total, foram cobradas 65 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos para soldados e 70 para oficiais, distribuídas da seguinte maneira:
≈ Soldado
Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa - 10 questões;
Informática Básica - 5 questões;
Atualidades - 5 questões;
Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe - 5 questões.
Conhecimentos Específicos:
Matemática - 10 questões;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 15 questões;
Noções de Direito - 10 questões;
Legislação pertinente ao CBMSE - 5 questões.
≈ Oficial:
Conhecimentos Básicos:
Língua Portuguesa - 8 questões;
Língua Estrangeira - Inglês - 4 questões;
Língua Estrangeira - Espanhol - 4 questões;
Informática Básica - 4 questões;
Atualidades - 4 questões;
Conhecimentos Gerais do Estado de Sergipe - 6 questões.
Conhecimentos Específicos:
Matemática - 10 questões;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 15 questões;
Noções de Direito - 10 questões;
Legislação pertinente ao CBMSE - 5 questões.
Foi aprovado quem obteve 50% do total de pontos da prova objetiva, não podendo zerar em nenhuma das áreas de conhecimentos (Gerais e Específicos).
Prova discursiva
Somente os candidatos a oficiais fizeram a prova discursiva, constituída por uma redação de 20 a 30 linhas. O exame foi avaliado na escala de zero a 60 pontos, sendo habilitado o candidato que atingiu nota igual ou superior a 30 pontos.
Resumo do concurso Bombeiros SE:
Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC