"Ainda não sei dizer o total de vagas que serão disponibilizadas, mas sei que há necessidade de garçons. Vamos preencher tudo de acordo com a necessidade da Câmara", informou Carlão à imprensa.
A previsão é que o edital seja publicado até o final do ano. O presidente da Câmara defendeu o ingresso de mais servidores efetivos, embora os comissionados sejam essenciais para a assessoria dos vereadores, segundo ele.
"Nós valorizamos o servidor aqui, nós criamos o plano de cargos e carreiras do servidor, que era um pedido de 30 anos, nós valorizamos o concursado", afirmou.
O parlamentar não soube precisar o quadro atual da Casa, mas garantiu que não vai ampliar o número de comissionados, que é um ponto que o Ministério Público insiste que deve ser padronizado.
O MP ingressou, em 2016, com uma Ação Civil Pública (ACP), exigindo a realização de concurso para efetivos. Desde então, de fato, a Câmara abriu concursos.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!
Câmara Municipal de Campo Grande prepara novo concurso para 2023
(Foto: Divulgação)
Em meados de 2021, o MP ingressou com um cumprimento de sentença cobrando a fixação de um parâmetro entre comissionados e efetivos. Na época, o Ministério Público apontou que o quadro previa 115 efetivos e 744 comissionados.
Uma liminar foi concedida, fixando multa diária para que a Casa apresentasse um estudo sobre a composição do quadro de funcionários. No entanto, ela foi revertida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e o mérito da decisão ainda será analisado pela Corte.
Veja como foi o último concurso Câmara de Campo Grande MS
O edital do último concurso Câmara de Campo Grande MS foi divulgado em dezembro de 2021. Foram abertas 20 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para carreiras dos níveis médio e superior.
A maior parte das oportunidades foi para assistente administrativo, que passou a ser denominado como técnico administrativo. O cargo teve como requisito o ensino médio completo. Ao todo, foram abertas 15 vagas, cuja remuneração é de R$2.342,39.
As outras cinco chances foram para nível superior, sendo uma para assistente social, duas para analista administrativo e duas para tradutor de libras. Os ganhos são de R$3.973,58 por mês.
Para se candidatar a analista administrativo (antes nomeado como técnico administrativo) foi preciso ter ensino superior completo em qualquer área.
No caso do tradutor de libras, foi necessário ter a graduação e o certificado de tradutor de Libras. Já para assistente social os requisitos foram: graduação em Serviço Social e registro no Conselho da área.
Candidatos foram submetidos a diferentes etapas
Os concorrentes do último concurso para o Legislativo de Campo Grande foram avaliados, primeiro, por provas objetivas e discursivas. Eles tiveram que responder a 40 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Cargo de nível médio
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Raciocínio Lógico: 5 questões;
- Noções de Informática: 5 questões;
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
Cargos de nível superior
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Noções de Informática: 5 questões;
- Noções de Administração Pública: 5 questões;
- Conhecimentos Específicos: 20 questões.
Já na prova discursiva, foi preciso redigir uma resposta de 15 a 25 linhas sobre questão de Conhecimento Específicos.
Os habilitados nas provas para tradutor de libras também foram submetidos a prova prática. Enquanto para os cargos de nível superior houve avaliação de títulos.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!