Concurso Câmara de Aracaju-SE: banca organizadora é definida
Foi definida a banca organizadora do concurso Câmara de Aracaju, no Sergipe, e, segundo o presidente, o edital deve sair ainda este ano.
Autor:
Publicado em:18/11/2019 às 09:40
Atualizado em:18/11/2019 às 09:40
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale, anunciou na última quinta-feira, 14, a banca organizadora do concurso Câmara de Aracaju-SE. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a escolhida e deverá divulgar o edital ainda este ano.
"Nos próximos dias a FGV deverá assinar o contrato com a Câmara. Após isto, a Fundação Getúlio Vargas deve lançar o edital ainda neste ano. O concurso deve ser realizado em março ou abril, para até o mais tardar em julho ter convocado todos os aprovados, respeitando a legislação eleitoral", afirmou Nitinho Vitale.
Para selecionar a FGV, a Câmara enviou para cinco principais instituições do Brasil o projeto básico do concurso, por meio de um processo de inexigibilidade. "Diante do conjunto que compõe o processo de licitação no país, a comissão organizadora da Casa selecionou a Fundação Getúlio Vargas", disse em nota a Casa Legislativa.
Para o presidente, é um privilégio realizar o concurso Câmara de Aracaju. "Depois de 34 anos a Casa volta a ter uma seleção, por isso, parabenizo todos os vereadores que aprovaram o organograma , dando inicio a todo este processo", disse Nitinho Vitale.
Durante o anúncio da banca, o vereador Elber Batalha afirmou que a seleção é a construção de uma nova era.
"O concurso público é uma decisão muito acertada desta administração da Câmara que traz os novos tempos para o parlamento municipal. Em momento de crise financeira a qual o país atravessa, a Casa oportuniza a população de ingressar no serviço público pelas portas largas e justas do concurso público", disse.
Já o vereador Fábio Meireles assegurou que o concurso será um marco na história do Poder Legislativo Municipal.
"O Brasil passa por um momento muito delicado, onde existe um alto índice de desemprego, e a Câmara Municipal dá um passo além com a realização do concurso público. O presidente desta Casa deixou todos os vereadores lisonjeados com este momento histórico, dando exemplo para todos os órgãos públicos", disse.
"Cerca de 600 cargos em comissão serão extintos e teremos disponibilidade de cargos para enfermeiros, médicos, contador, advogados, jornalistas, dentre outros, além dos cargos de nível médio também", afirmou antes da aprovação do organograma.
Com a banca organizadora escolhida, o próximo passo do concurso Câmara de Aracaju será a contratação entre as partes e a divulgação do edital. Como afirmado pelo presidente, o intuito é publicar o documento ainda este ano, para a realização das provas em março ou abril.
Sem concurso há mais de 30 anos, a Câmara de Aracaju inclusive já chegou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para que a nova seleção seja aberta.