Censipam: ministro delega aval ao diretor para publicar o edital

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, delegou as competências necessárias ao diretor-geral para publicar o edital do concurso Censipam.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:20/07/2023 às 07:28
Atualizado em:29/07/2023 às 04:30

O concurso Censipam está autorizado e teve um avanço em seus preparativos. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, delegou as competências necessárias para publicação do edital ao diretor-geral do órgão.


A portaria, assinada pelo chefe da pasta, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 20.


O documento informa que caberá ao diretor-geral do Censipam, Rafael Pinto Costa:

  • editar normas, publicar editais e demais atos administrativos; e
  • praticar atos de provimento e vacância de cargos efetivos em seu âmbito de competência.

Dessa forma, o Censipam passa a ter autonomia para tomar as decisões a respeito do concurso público e não precisará de aprovação do Ministério da Defesa para avançar com os preparativos.


O próximo passo será a criação de uma comissão interna por servidores para iniciar o processo de escolha da banca organizadora.

Concurso Censipam foi autorizado com 50 vagas

A nova seleção para o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia está no primeiro pacote de concursos anunciado pela ministra da Gestão, Esther Dweck, no dia 16 de junho, quando foram divulgadas autorizações para 4.436 vagas em concursos federais para diferentes órgãos e ministérios.


O Censipam foi contemplado com 50 vagas para a carreira de analista em ciência e tecnologia, carreira de nível superior.


De acordo com o próprio Censipam, as oportunidades irão contemplar a diferentes áreas de atuação, com salários variando de R$6.662,68 a R$10.823,89, de acordo com a titulação.


O edital do concurso Censipam ainda não tem data prevista para ser publicado. O prazo limite, conforme consta na portaria de autorização, é de até seis meses, ou seja, até dezembro deste ano (13).


Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!

Censipam tem aval dado para novo concurso com 50 vagas

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Veja áreas possíveos do novo concurso Censipam

Segundo adiantou o Censipam, as vagas do concurso para analista serão distribuídas entre várias especialidades. Confira a seguir quais são as áreas que englobam o quadro do centro:


Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados

Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.


Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte

Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.


Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações

Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações.


Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia

Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.


Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto

Requisito: diploma de conclusão curso superior completo.


O último concurso Censipam foi realizado em 2012 e teve oferta de 40 vagas para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1-I, nas áreas Operacional e Telemática.


A exigência, na época, era o nível médio, mas, atualmente a função é destinada a graduados. As vagas foram para Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!