Concurso Censo Estudantil: órgãos e banca se manifestam

Com edital para mais de 3 mil vagas, concurso Censo Estudantil apresenta brechas e órgãos e banca se manifestam.

Concursos Abertos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:26/02/2025 às 10:30
Atualizado em:28/02/2025 às 15:33

O edital do concurso Censo Estudantil 2025 foi publicado no dia 17 de fevereiro, com mais de 3 mil vagas para cargos de níveis fundamental e médio. A oferta expressiva chamou a atenção de muitos concurseiros.


Qconcursos Folha Dirigida chegou a publicar uma matéria sobre o concurso, após ter acesso ao edital no site da OMNI Concursos, banca organizadora, com alguns concursos municipais em seu portfólio.


O documento, porém, apresenta diversas brechas e inconsistências que costumam não acontecer em grandes concursos, sendo alvo de questionamentos.


A primeira delas é a ausência de um órgão responsável pelo concurso. O edital é assinado pelo "Censo Cidades Estudantil Brasil 2025". No entanto, não há informações prévias ou site sobre o censo disponíveis na internet.


Também não há reserva de vagas para cotas e a possibilidade de isenção da taxa de inscrição, que varia de R$54,50 a R$68,50. As oportunidades do Censo Estudantil não são para todo o país e concentram-se apenas em dez estados brasileiros.


Outro ponto de atenção é que os cargos do concurso são de agente recenseador em quatro áreas. Esse cargo, em geral, é ligado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Edital do concurso Censo Estudantil apresenta inconsistências

(Foto: Divulgação)


Diante dessas brechas e possibilidade de irregularidades, a reportagem apurou a procedência das informações com a banca OMNI Concursos e os órgãos oficiais, como o Inep e o IBGE.


Veja os retornos a seguir.

Banca OMNI Concursos

A banca OMNI Concursos, de fato, existe e tem CNPJ cadastrado para organização de concursos e processos seletivos. O endereço é na cidade de Maringá, no Paraná.


Em seu portfólio, há apenas concursos municipais, como para Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais, e Osvaldo Cruz, em São Paulo. Existem também dois concursos cancelados, no Mato Grosso e em Goiás.


Em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida sobre o concurso Censo Estudantil, a banca esclareceu que a responsável pelo concurso é a "Organização do Aluno Consciente", com CNPJ de número 23.320.487/0001-95 e sede na cidade de Suzano, em São Paulo.


Apesar disso, a Organização não é mencionada no edital em nenhum ponto.


A Organização do Aluno Consciente faz um levantamento de dados educacionais de forma independente, não precisando de autorização do MEC ou IBGE.


A entidade, inclusive, realizou uma seleção de agentes recenseadores para o Censo Estudantil em 2016, com organização da Fundação Vunesp.


Ainda, segundo a banca OMNI, o concurso "é amparado pelas normas gerais de publicidade e transparência da Constituição Federal e da Lei nº 9784/1999. Como a Organização do Aluno Consciente não mantém vinculo com MEC para a realização do levantamento de dados educacionais, o concurso visa fornecer dados gratuitos à Administração Pública".


A OMNI também mencionou que "havendo necessidade de esclarecimentos adicionais ou correção de informações, a empresa contratante e a banca organizadora se colocam à disposição para promover a adequação do edital, incluindo publicação de errata, garantindo a devida publicidade do certame. Caso necessário, as alterações serão divulgadas com a mesma visibilidade, incluindo notificação por e-mail aos candidatos já inscritos".


Por fim, foi pontuado que a Organização do Aluno Consciente, por meio do Censo Cidades Brasil, já conseguiu leis que comprovam a eficiência de suas Politicas Públicas, entre elas:

  • Lei n 20.451 de 22 de Abril de 2019 Goiás , Lei Estadual assinada Ronaldo Ramos Caiado;
  • Lei n 8.370, de 12 de Janeiro 2021 Alagoas Lei estadual Assinada Jose Ramon Vasconcelos Calheiros Filho;
  • Lei Estadual 10.788 de 2018 Mato Grosso Deputado Saturnino Massom;
  • Lei Estadual Bahia 14230/2020;
  • Lei Estadual Rio de Janeiro 8561/2019;
  • Lei n 6771 de 18 de Outubro 2014 Araxá Minas Gerais;
  • Lei Ourinhos SP 6139/ 2014;
  • Lei Tatuí /SP 4.698 de 12/2012; e
  • Lei Maceió/AL 6313/ 2014.

Inep e MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) é o responsável pela realização do Censo Escolar.


Em contato com o Qconcursos Folha Dirigida, o Inep explicou que não há qualquer ligação entre o Censo Escolar e o Censo Cidades Estudantil.


De acordo com o Inep, o Censo Escolar é feito de forma centralizada no próprio Instituto, sem a contratação de empresas terceirizadas.


As Secretarias de Educação de todo o país transmitem os dados para o Inep, que centraliza as informações e consolida no Censo Escolar.


O Inep disse ainda que desconhece o Censo Cidades Estudantil.


Também procurado, o Ministério da Educação (MEC) disse apenas que "os dados oficiais do MEC são os Censos do Inep".


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta as melhores ofertas AQUI!

IBGE

O IBGE, que costuma realizar seleções para contratação de agentes recenseadores, publicou a seguinte nota de esclarecimento.

"O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem a público esclarecer que não está com inscrições abertas para nenhum processo seletivo atualmente. Alertamos que circulam informações falsas sobre seleções para vagas no IBGE, muitas delas exigindo pagamento de taxas ou fornecimento de dados pessoais em sites não oficiais.

O IBGE reforça que todas as seleções de pessoal são divulgadas exclusivamente em canais oficiais, sendo eles:

Trabalhe conosco;

• Redes sociais oficiais do IBGE; e

• Diário Oficial da União (DOU).


O IBGE pede ainda que a população desconfie de anúncios suspeitos e evite compartilhar informações de origem duvidosa. Em caso de dúvidas, deixa o "contato para atendimento".

Concurso Censo Estudantil segue com inscrições abertas

Por enquanto, as inscrições do concurso seguem abertas pelo site da OMNI Concursos, até o dia 7 de abril.


O processo seletivo prevê a aplicação de provas objetivas no dia 29 de junho, com 25 questões distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Matemática: 10 questões; e
  • Conhecimentos Gerais e Atualidades: 5 questões.

A proposta é que a prova seja avaliada na escala de zero a 100, sendo habilitado quem obtiver nota igual ou superior a 50 pontos.


Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.

Clique para entrar agora

Carregando...