Concurso Embrapa é homologado; convocações a partir de setembro
Resultado final do concurso Embrapa é homologado para os cargos de analista, técnico e assistente. Convocações serão iniciadas a partir de setembro!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:19/08/2025 às 18:59
Atualizado em:19/08/2025 às 19:00
O resultado final do concurso Embrapa foi homologado nesta terça-feira, 19, para os cargos de analista, técnico e assistente. A divulgação ocorreu no site do Cebraspe, banca organizadora da seleção, e está programada para quarta, 20, no Diário Oficial da União.
A homologação confirma os resultados e finaliza oficialmente o concurso. A partir desse momento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária fica autorizada a realizar a chamada de aprovados, respeitando a ordem de classificação.
Com a homologação, o prazo de validade do concurso passa a ser contado a partir de 20 de agosto de 2025, sendo de até dois anos, prorrogáveis por igual período.
Especificamente para o cargo de pesquisador, as etapas do concurso ainda estão em andamento. As apresentações de memorial e projetos de pesquisa ocorrem aos finais de semana de agosto.
Já a avaliação de títulos será realizada em setembro. Com isso, a homologação do resultado final está prevista para outubro.
Embrapa homologa o resultado final do concurso para três cargos
(Foto: Divulgação)
Em nota oficial, a empresa informou que o primeiro colocado de todas as opções do edital será chamado de imediato.
Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!
Concurso Embrapa: convocações terão início em setembro
Segundo a Embrapa, as convocações de aprovados terão início em setembro para os cargos de analista, técnico e assistente, cujo resultado final já está homologado.
Para pesquisador, as chamadas terão começo em outubro e ocorrerão conforme priorização definida pela Diretoria-Executiva e a disponibilidade orçamentária.
As admissões de convocados terão início em outubro de 2025 para os cargos de analista, técnico e assistente e em novembro de 2025 para o cargo de pesquisador, sempre no primeiro dia útil do mês.
Os convocados deverão apresentar a documentação exigida em edital, respeitados os prazos nele definidos.
A Embrapa alerta que a convocação será realizada inicialmente por e-mail e posteriormente por carta registrada, caso não haja resposta em três dias úteis.
Após o recebimento da carta, o candidato tem mais três dias úteis para aceitar o chamamento. As convocações serão publicadas também no site da empresa.
Dúvidas ou informações sobre essa etapa do concurso público da Embrapa podem ser enviadas para concursos@embrapa.br ou Cebraspe (sac@cebraspe.org.br / 61 3448-0100 - 0800 722 1125).
Cadastro de reserva do concurso Embrapa deve ser utilizado
O concurso da Embrapa oferece 1.027 vagas para a contratação imediata, além da formação de um cadastro de reserva para uso durante o prazo de validade.
Em entrevista ao Qconcursos Folha Dirigida, no final do ano passado, a diretora de Administração da Embrapa, Selma Beltrão, explicou como será a chamada de excedentes.
"A gente tem um período de até quatro anos para aproveitar o cadastro de reserva. As vagas que vão surgindo dentro da empresa, a gente pode chamar via cadastro", explicou Selma.
Há, inclusive, aposentadorias já previstas para 2025, que poderão gerar mais vagas e a consequente chamada de excedentes.
"Nessa perspectiva, na saída desses profissionais, as vagas vão surgindo e assim a gente vai poder chamar também os que estiverem aí em cadastro reserva, proporcionalmente".
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Entenda como funcionará a lotação dos aprovados no concurso
As vagas do concurso estão distribuídas pela sede da empresa, em Brasília DF, e por 43 unidades distribuídas pelo país. Somente os Estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Norte não contam com unidades.
A diretora de Administração detalhou como funcionará a lotação dos aprovados.
"O concurso é nacional, portanto, os interessados vão saber em qual unidade da Embrapa aquela opção tem disponibilidade de vaga. E aí, a hora da convocação vai se dar de acordo com a classificação dessas pessoas. Esse processo de convocação e de contratação vai se dar respeitando as classificações", afirmou Selma Beltrão.
De acordo com a diretora, algumas unidades têm necessidade urgente de novos profissionais.
Exemplo disso é a Embrapa de Alimentos e Territórios, em Maceió AL, criada em 2018 e que não foi contemplada no último concurso, não tendo assim um quadro próprio de pessoal.
"Aí entra nesse processo de diálogo com a pessoa que passou, para ser convidada para poder, a partir daí, se manifestar e ser ou não contratada de imediato".
Confira a entrevista completa com a diretora sobre o concurso Embrapa: