Exclusivo! CGU vai prorrogar concurso e solicita mais aprovados

A Controladoria-Geral da União informou à Folha Dirigida por Qconcursos que deve anunciar em junho a prorrogação da validade do seu concurso CGU.

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:31/05/2024 às 08:38
Atualizado em:31/05/2024 às 09:20

A Controladoria-Geral da União deve anunciar, no início de junho, a prorrogação da validade do seu último concurso CGU por mais dois anos. O objetivo é poder contar com mais aprovados.


Em resposta enviada, com exclusividade à Folha Dirigida por Qconcursos, a CGU confirmou a pretensão e disse que há uma avaliação positiva sobre a decisão.

"A CGU pretende prorrogar a validade do concurso vigente, pelo período de dois anos. Há uma avaliação positiva sobre a decisão, que será publicada no início do mês de junho de 2024", disse o órgão.

O último concurso foi realizado em 2022 e segue vigente até junho deste ano.


Com a decisão de prorrogar a validade, a CGU terá concurso válido até 2026. No ano passado, um pedido de novo concurso CGU foi encaminhado, mas não foi autorizado.


Inclusive, a CGU também confirmou à Folha Dirigida por Qconcursos que encaminhou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) um novo pedido de autorização para a chamada de excedentes.


Dessa vez, a CGU solicita o provimento adicional de 68 vagas, que serão preenchidas por remanescentes que estão no cadastro de reserva, sendo:

  • 60 auditores federais de finanças e controle (AFFC); e
  • 18 técnicos federais de finanças e controle (TFFC).

Recentemente, o órgão tentou a chamada de excedentes, mas teve o seu pedido negado pela pasta.


No último pedido, a CGU solicitou 73 vagas para mais aprovados. Dessa vez, reduziu a oferta e fez uma nova solicitação.

"(...) quantitativos que representam, respectivamente, 20% e 24% dos cargos autorizados para provimento neste Ministério", disse a CGU.

Até o ano passado, a CGU já tinha nomeado mais de 400 aprovados do último concurso.


Vale lembrar que todos os órgãos federais têm até 31 de maio para enviarem suas demandas ao governo. Se aprovadas, poderão ser autorizadas a qualquer momento.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Validade do concurso CGU deve ser prorrogada por mais dois anos

(Foto: Divulgação)


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!

Concurso CGU já nomeou todas as vagas imediatas

A Controladoria-Geral da União já realizou o provimento de todas as vagas imediatas oferecidas no edital do concurso.


Essas nomeações foram autorizadas pelo extinto Ministério da Economia, sendo equivalentes à oferta do edital de abertura, sendo:

  • 300 postos de auditor federal de finanças e controle; e
  • 75 postos de técnico federal de finanças e controle.

edital do concurso CGU foi publicado em dezembro de 2021, com oferta para técnicos e auditores, de níveis médio e superior.


O ex-presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, comentou recentemente sobre a necessidade da convocação de mais aprovados e a quantidade de servidores que já cumprem os requisitos de aposentadoria.

“20% da força de trabalho da CGU está em abono permanência. E agora o governo tem aí uma boa oportunidade para, em parte, recompor o quadro de pessoal e fortalecer o órgão”, dissa Cerqueira.

Segundo o representante sindical, o quantitativo de servidores empossados "foi insuficiente para recompor a força de trabalho do órgão, que atualmente opera com menos da metade da dotação legal."

Veja como foram as provas do concurso CGU

Os candidatos do concurso CGU 2022 foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, sendo:

  • manhã, das 8h às 12h30: prova objetiva de Conhecimentos Básicos e prova discursiva; 
  • tarde, das 15h às19h: provas objetivas de Conhecimentos Específicos e de Conhecimentos Especializados.

Os exames ocorreram em Brasília, Porto Alegre, Recife, São Paulo e em todas as capitais da Região Norte do país: Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.


Os candidatos a técnico da CGU realizaram uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contendo 80 questões composta por cinco alternativas. Dessas, 30 foram de Conhecimentos Básicos e 50 Específicos.


A prova objetiva do auditor também teve caráter eliminatório e classificatório. Para estes, foram cobradas 110 questões, valendo um ponto cada, totalizando 110 pontos.