Pedido de novo concurso CGU foi enviado com 550 vagas

A Controladoria-Geral da União confirmou que enviou um pedido de novo concurso CGU, para o preenchimento de 550 vagas de técnico e auditor.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:18/06/2024 às 07:30
Atualizado em:18/06/2024 às 08:46

A Controladoria-Geral da União encaminhou ao Governo Federal o pedido de autorização para um novo concurso CGU. A solicitação do órgão visa preencher 550 vagas.


As informações foram confirmadas pela própria CGU, que informa ter enviado o pedido em 28 de maio.


A demanda contempla os cargos de níveis médio e superior, com a seguinte distribuição:

  • nível médio: 80 vagas para a carreira de técnico federal de finanças e controle (TFFC); e
  • nível superior: 470 vagas para a carreira de auditor federal de finanças e controle.

Vale destacar que todos os órgãos federais tiveram até 31 de maio para protocolarem seus pedidos de autorização visando novos concursos ou apenas provimentos.


Agora, o aval depende de uma análise do MGI, que pode ocorrer a qualquer momento. Todas as solicitações encaminhadas neste ano têm como objetivo nomeações em 2025.


Quer continuar o estudo para concursos? Então confira um guia completo dos editais previstos para 2024. BAIXE O MATERIAL AQUI!

Concurso CGU teve validade prorrogada até 2026

Conforme antecipado pelo Qconcursos Folha Dirigida, o prazo de validade do concurso CGU foi prorrogado.


Agora, a antiga seleção segue vigente até 13 de junho de 2026, podendo a CGU chamar mais aprovados, mediante aval.


A portaria que prorroga o concurso foi publicada no Diário Oficial da União. Mas, antes disso, a CGU já tinha antecipado a informação à reportagem.

"A CGU pretende prorrogar a validade do concurso vigente, pelo período de dois anos. Há uma avaliação positiva sobre a decisão, que será publicada no início do mês de junho de 2024", disse o órgão.

O último concurso foi realizado em 2022, com edital publicado em dezembro de 2021. A validade terminaria em junho deste ano, mas foi prorrogada.


A CGU trabalha com a expectativa de poder contar com mais aprovados. Recentemente, o órgão solicitou uma chamada adicional, visando nomear excedentes, mas teve o seu pedido negado pelo MGI.


O pedido feito pela CGU visava ao aproveitadmento de 78 excedentes, sendo 60 auditores e 18 técnicos.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novo concurso CGU é solicitado ao governo para o preenchimento de 550 vagas

(Foto: Divulgação)


No ano passado, um pedido de novo concurso CGU foi encaminhado, mas não foi autorizado. O órgão tem o costume de encaminhar solicitações para novos editais, anualmente, ao governo.

Concurso CGU nomeou para todas as vagas imediatas

O último concurso da CGU foi realizado em 2022 e já teve o provimento de todas as vagas imediatas oferecidas no edital.


Essas nomeações foram autorizadas pelo extinto Ministério da Economia, e foram equivalentes à oferta do edital de abertura, sendo:

  • 300 postos de auditor federal de finanças e controle; e
  • 75 postos de técnico federal de finanças e controle.

edital do último concurso CGU foi publicado em dezembro de 2021, com oferta para técnicos e auditores, de níveis médio e superior.


Na época, o ex-presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, comentou sobre a necessidade da convocação de mais aprovados e a quantidade de servidores que já cumpriam os requisitos para a aposentadoria.

“20% da força de trabalho da CGU está em abono permanência. E agora o governo tem aí uma boa oportunidade para, em parte, recompor o quadro de pessoal e fortalecer o órgão”, disse Cerqueira.

Segundo o representante sindical, o quantitativo de servidores empossados "foi insuficiente para recompor a força de trabalho do órgão", que, na ocasião, já operava com menos da metade da dotação legal.