Concurso CLDF: novo edital deve ser discutido a partir de julho

Novo concurso CLDF deve começar a ser discutido a partir de julho deste ano ou no primeiro semestre de 2026. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:03/04/2025 às 18:05
Atualizado em:04/04/2025 às 08:42

A realização de um novo concurso CLDF deve começar a ser discutida a partir de julho deste ano ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2026.


A informação foi divulgada pelo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB), em entrevista ao Jornal Metrópoles.


Segundo ele, questões técnicas e orçamentárias impedem a abertura do concurso ainda neste semestre, ou seja, até junho.

"Podemos começar a falar sobre datas no 2º semestre ou no começo de 2026”, disse.

O presidente da Casa explicou que os gastos com pessoal estão próximos do limite de alerta, e, por isso, o tão aguardado concurso da CLDF só será divulgado quando as despesas estiverem sob controle.


No ano passado, ele confirmou o interesse na realização de um novo concurso CLDF, após uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindical).


A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Novo concurso CLDF pode entrar em pauta no segundo semestre do ano

(Foto: Divulgação)


Embora ainda não haja uma data definida para a publicação do edital, o concurso CLDF já conta com um grupo de estudo responsável pelas tratativas preliminares. No entanto, nenhuma informação concreta foi divulgada até o momento.


O grupo foi instituído em agosto do ano passado e é composto por 11 servidores, entre titulares e suplentes.


Na ocasião, foi estipulado um prazo de 60 dias para a apresentação do relatório final, com a possibilidade de prorrogação por mais 60 dias. No entanto, os resultados dos estudos não foram divulgados.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Último concurso CLDF foi aberto em 2018

Os editais do último concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal foram divulgados em maio de 2018, oferecendo mais de 80 vagas para diversas áreas.


As oportunidades contemplaram a carreira de técnico legislativo (sem especialidade) e cargos em áreas específicas, como Arquivo e Biblioteca, Secretaria, Fotografia, Enfermagem e Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais.


Além disso, houve vagas para os cargos de inspetor de polícia legislativa, consultor legislativo, consultor técnico legislativo e procurador.


Na época, os salários variavam entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, dependendo do cargo.


A jornada de trabalho para todas as funções foi de 30 horas. O concurso registrou quase 100 mil inscritos.

Concurso CLDF teve diversas etapas

Os candidatos do concurso CLDF foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Os exames foram realizados em Brasília DF.


A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a banca organizadora.


Na prova objetiva, por exemplo, as questões foram sobre Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Processo Legislativo, Realidade do DF, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.


As fases da seleção variaram de acordo com o cargo concorrido. Confira abaixo um resumo de como foram:

Cargo: Consultor legislativo

  • Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos

Cargo: Consultor técnico legislativo

  • Etapas de seleção: prova objetiva, prova discursiva, prova prática e análise de títulos

Cargo: Inspetor de Polícia Legislativa

  • Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova prática de aptidão física; exame psicológico; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica; curso de formação e avaliação de títulos

Cargo: Técnico legislativo

  • Etapas de seleção: prova objetiva; prova prática de capacidade física; avaliação psicológica; avaliação de conduta irrepreensível e idoneidade moral; avaliação médica e curso de formação.

Cargo: Procurador

  • Etapas de seleção: prova objetiva; prova discursiva; prova oral e avaliação de títulos

Clique para entrar agora