Concurso Degase RJ: o que estudar para as provas?

Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro tem concurso Degase RJ autorizado. Saiba o que estudar para as provas!

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:20/08/2024 às 17:30
Atualizado em:16/08/2024 às 19:31


As informações foram confirmadas pelo próprio órgão, em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida. No entanto, os cargos não foram informados.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


Apesar da não confirmação, a expectativa é que o cargo de agente socioeducativo seja incluído na oferta.


Por meio da Lei 9.769, de 2022, a carreira passou a exigir o ensino superior completo em qualquer área e não mais o ensino médio.


Dito isto, com concurso autorizado, como se preparar para a seleção?


A instituição, que atua diretamente na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, demanda profissionais bem preparados e capacitados para lidar com essa responsabilidade.


Esta pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público estadual. E para alcançar uma vaga no Degase será fundamental entender como o concurso é estruturado e o que será exigido.


O último edital, publicado em 2011, pode ser uma excelente base para as orientações sobre o que deve ser estudado e quais poderão ser as fases de seleção.



Quais e como são as etapas do concurso Degase?


O último concurso Degase foi composto por duas etapas principais. A primeira etapa incluia a Prova Objetiva e a Redação para a maioria dos cargos.


Já para os cargos de Pedagogo e Professor de Educação Física, além dessas provas, ocorreu também a Avaliação de Títulos. As fases foram eliminatórias e classificatórias.


A Prova Objetiva teve o objetivo de testar os conhecimentos teóricos dos candidatos em áreas específicas relacionadas ao cargo.


No caso dos candidatos de nível superior foram 50 questões de múltipla escolha, enquanto os de nível médio e técnico responderam a 40 questões.


O conteúdo das provas variou conforme o cargo, mas incluiu Português, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!


Já a Redação, parte integrante da primeira etapa, foi uma prova eliminatória e classificatória, destinada a avaliar a capacidade do candidato de estruturar um texto claro e coerente.


Os candidatos de nível superior tiveram que redigir um texto de 30 a 40 linhas, enquanto os de nível médio e técnico escreveram entre 20 e 30 linhas. A aprovação exigia atingir um mínimo de 10 pontos nesta fase.


Após a conclusão da primeira etapa, os candidatos que tiveram sucesso foram convocados para a segunda etapa, o Curso de Formação.


Esta fase é igualmente eliminatória e classificatória e consiste em uma formação específica para os futuros servidores, com o objetivo de prepará-los para as funções que irão desempenhar.



O que é cobrado nas provas do concurso Degase?


De acordo com o último edital, as provas do concurso Degase foram estruturadas para avaliar a capacidade dos candidatos em diferentes áreas do conhecimento, conforme o cargo pretendido.


Para todos os cargos, a Prova Objetiva incluiu questões de Português, Raciocínio Lógico, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.


Em Português, os candidatos precisaram entender sobre interpretação de textos, gramática, e normas da língua, já que a clareza na comunicação é fundamental para as funções no Degase RJ.


Já o conteúdo de Raciocínio Lógico correspondeu desde matemática básica até questões que exigiram a capacidade de análise e resolução de problemas, habilidades importantes para a tomada de decisões no ambiente de trabalho.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!


Os Conhecimentos Gerais variaram de acordo com as necessidades dos cargos oferecidos e incluíram atualidades, história e geografia, especialmente focadas no estado do Rio de Janeiro.


Por fim, os Conhecimentos Específicos foram voltados para a área de atuação de cada cargo. Quem concorreu aos cargos de de nível superior, por exemplo, tiveram que conhecer sobre a respectiva área de interesse.


Os cargos de nível médio e técnico, na época, incluíram também temas técnicos relacionados ao cargo, que variaram conforme a função pretendida.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


Clique e saiba mais

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoDepartamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro