Concurso DNIT: ministra Esther Dweck anuncia aval para 100 vagas

Com oportunidades para a carreira de analista, concurso DNIT 2023 é autorizado e terá edital publicado até dezembro deste ano.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:19/06/2023 às 09:55
Atualizado em:31/07/2023 às 04:10

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está autorizado a realizar o seu novo concurso DNIT. O aval foi anunciado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na última sexta-feira, 16.


A autorização também foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União também na última sexta-feira, 16. Com a publicação, o edital deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até 16 de dezembro deste ano.


Ao todo, serão oferecidas 100 vagas, na carreira de analista, de nível superior, nas seguintes áreas:

  • analista administrativo (50); e
  • analista em infraestrutura (50).

Com a autorização publicada e edital previsto para dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes deverá formar comissão e preparar os trâmites para a escolha e contratação da sua banca organizadora.


A autorização para o novo concurso DNIT foi dada em meio ao aval para diversas seleções federais, anunciado na última sexta, 16, pelo MGI. Além do departamento, também foram autorizados editais para:

Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!

Concurso DNIT tem 100 vagas autorizadas

(Foto: Google Street View)

Veja como foi o último concurso DNIT

Em novembro de 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes realizou um dos seus últimos concursos, com oferta de 1.200 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.


Para o nível médio, o concurso contou com vagas no cargo de técnico administrativo (144) e técnico de suporte em infraestrutura de transportes (767). 


No nível superior, as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista em infraestrutura de transportes (179) e analista administrativo (110), os mesmos autorizados para este ano.


As vagas foram distribuídas pelo Distrito Federal e todos os estados brasileiros. As inscrições, por sua vez, foram recebidas pela Escola de Administração Fazendária, organizadora da seleção.


Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que ocorreram em Brasília e nas capitais dos estados. Para os cargos de nível médio, por exemplo, foram cobradas 90 questões, sendo elas de:


Na época, os vencimentos variavam entre R$2.811,30 e R$8.119,81, incluindo o auxílio-alimentação.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!