Concurso do Instituto Ambiental do Paraná é autorizado com 151 vagas

Após ser autorizado em 2018, o concurso do Instituto Ambiental do Paraná foi novamente autorizado, mas agora pelo atual governo.

Autor:
Publicado em:03/09/2019 às 08:52
Atualizado em:03/09/2019 às 08:52

O concurso do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi novamente autorizado. O primeiro aval, concedido em 2018, ocorreu durante a gestão de Cida Borghetti. No entanto, a seleção teve uma nova autorização, por parte do atual governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última sexta-feira, 30, conforme publicação no Diário Oficial.

De acordo com o despacho do governador, o IAP-PR está autorizado a realizar novo concurso com 151 vagas. Desse total, 104 oportunidades serão para a carreira de agente profissional e 47 para agente de execução. 

A nova autorização possui nove vagas a menos do que o aval de 2018, com 160 vagas. Em contato com a FOLHA DIRIGIDA, em março, o órgão justificou que a demora na seleção ocorreu devido à reforma administrativa, que fundiu o IAP-PR ao Instituto de Cartografia e Geologia do Paraná e ao Instituto das Águas.

Concurso IAP-PR é confirmado (Foto: IAP-PR)
IAP-PR tem novo concurso com 151 vagas autorizado
(Foto: IAP-PR)

 

Em 2018, o IAP informou que o concurso poderá contemplar as carreiras de agente de execução (nível médio) e agente profissional (nível superior). As funções incluem diversas especialidades.

Entre os cargos previstos estão: administrador, analista de sistemas, biólogo, bioquímico, contador, engenheiro (químico, civil, floresta, ambiental e agrônomo), geólogo, médico, veterinário, químico, economista, psicólogo, sociólogo e técnicos administrativo e em contabilidade.

De acordo com a última tabela vigente e disponível no Portal do Servidor do Paraná, atualizada em 2016, os salários iniciais para as carreiras eram de R$1.523,85 (agente de execução) e R$9.432,57 (agente profissional).

Vale lembrar que o concurso IAP-PR está previsto na nova gestão. Em julho, durante uma coletiva de imprensa, Carlos Massa Ratinho Junior anunciou que o governo realizará novas seleções públicas, gerando cerca de 6 mil novas vagas, incluindo o Instituto Ambiental do Paraná.

Últimos servidores ingressaram em 1990

O IAP foi criado a partir de uma fusão entre a Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). Os últimos servidores aprovados em um concurso ingressaram em 1990, na seleção do ITCF, realizada antes da criação do órgão em 1992.

Inicie os estudos para concursos públicosDurante esse período, o quadro de servidores do IAP reduziu de 1.178 funcionários para 520 no início de 2018. Desse total, 95% têm idade entre 41 e 70 anos.

Em 2018, o IAP informou que 108 servidores já recebiam do Governo do Estado o abono permanência — quando o servidor continua trabalhando mesmo tendo tempo e idade para se aposentar.

Confira 10 dicas para passar em concursos públicos

Em dezembro de 2017, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) já alertava sobre a queda nas atividades do IAP, com a falta de servidores no quadro do órgão.

Entre as atribuições do IAP estão: licenciamentos de hidrelétricas, rodovias e cemitérios; fiscalização da destinação final dos resíduos sólidos; controle e fiscalização do transporte de destinação de produtos tóxicos e perigosos; entre outras.