Pelas fortes chuvas, provas do concurso DPE PR são suspensas
Em razão das fortes chuvas e da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, organização do concurso DPE PR decide suspender provas. Veja!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:06/05/2024 às 16:18
Atualizado em:06/05/2024 às 16:43
Marcada para o próximo domingo, 12 de maio, a aplicação das provas do concurso DPE PR está suspensa.
A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas e da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, com bloqueios nas divisas e com aeroportos interditados.
Além disso, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), banca organizadora do concurso, sediada em Porto Alegre, informou a impossibilidade de garantir a logística para a realização da prova na data prevista.
Desta forma, as provas do concurso para defensor público no Estado do Paraná serão aplicadas em uma nova data, ainda sem definição.
Quando a situação na Região Sul do país estiver normalizada, será publicado um edital informando a nova data de prova, bem como o novo cronograma das próximas etapas.
Um comunicado assinado pelo defensor público-geral do Estado do Paraná em exercício, Bruno Muller, foi publicado na página do concurso. Confira:
"Em razão das fortes chuvas e da situação de calamidade no Rio Grande do Sul, com diversos bloqueios nas divisas e com aeroportos interditados, e tendo em vista o comunicado da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, organizadora do V Concurso e sediada em Porto Alegre/RS, a aplicação das Provas Teórico-Objetivas que seriam realizadas no dia 12/05/2024 está SUSPENSA. Assim que normalizada a situação, será publicado edital informando a nova data de prova, bem como o novo cronograma das próximas etapas".
Nas redes sociais, os candidatos cobram uma rápida comunicação sobre a nova data da prova, uma vez que muitos tinham passagens aéreas e hospedagens reservadas para Curitiba, local de aplicação dos exames, e precisam remarcá-las.
QC on Fire! Tenha acesso a Ilimitada Vitalícia + Mentoria por tempo limitado. Acesse!
Aplicação das provas do concurso DPE PR é adiada
(Foto: Divulgação/TCE PR)
Outros concursos já tiveram provas suspensas em decorrência das fortes chuvas na Região Sul, como o Concurso Nacional Unificado (CNU) e a seleção para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Concurso DPE PR oferta vagas para defensor público
A Defensoria Pública do Estado do Paraná abriu seu concurso no mês de março. A oferta é de uma vaga imediata mais cadastro de reserva, para carreira de defensor.
O requisito para inscrição foi o nível superior em Direito, além de prática profissional de, no mínimo, três anos.
As inscrições ficaram abertas até o início de abril, pelo site da Fundatec, banca organizadora do concurso. A taxa para completar o processo foi de R$250.
A remuneração inicial do aprovado será de R$24.662,77.
A prova objetiva, por exemplo, terá a cobrança de 100 questões a respeito de quatro grupos de conteúdo:
Grupo A: Direito Constitucional (dez questões), Direito da Criança e do Adolescente (nove questões) e Direitos Humanos (nove questões)
Grupo B: Direito Penal e Criminologia (14 questões) e Direito Penal e Execução Penal (14 questões)
Grupo C: Direito Civil (sete questões), Direito Processual Civil (sete questões), Direitos Difusos e Coletivos (sete questões) e Direito do Consumidor (sete questões).
Grupo D: Direito Administrativo e Financeiro (cinco questões), Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica (cinco questões) e Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná (seis questões).
A prova objetiva valerá, ao todo, 100 pontos. Para ser considerado aprovado, o participante deverá obter, no mínimo, 50% do total de pontos previstos (mínimo de sete pontos nos grupos A, B e C e, no mínimo, quatro pontos no grupo D).
Para as provas dissertativas, o concurso DPE PR prevê o seguinte quantitativo de candidatos:
400 primeiros classificados na lista de Ampla Concorrência;
300 primeiros classificados entre os inscritos na reserva de vagas de Pessoas Afrodescendente;
100 primeiros classificados entre os inscritos na reserva de vagas para Pessoas com Deficiência;
30 primeiros classificados entre os inscritos na reserva de vagas para Indígenas; e
20 melhores colocados entre os inscritos na reserva de vagas para Pessoas Trans.
A prova dissertativa será composta por duas peças processuais (limitada ao máximo de 120 linhas) e oito questões discursivas (limitadas a 25 linhas).
De acordo com o edital, para essa etapa, o candidato poderá consultar a legislação apenas através do Vade Mecum (com ISBN, não comentado, não interpretado e não anotado).
A prova oral do concurso, por sua vez, consistirá na arguição dos candidatos pelos membros da banca examinadora, sobre quaisquer temas, versando sobre matérias constantes no conteúdo programático.
No vídeo abaixo, saiba como estudar para concursos fazendo questões: