Concurso DPE SE para defensor tem contrato com banca assinado
O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é contratado como banca organizadora do novo concurso DPE SE para defensor público substituto.
Autor:
Publicado em:16/06/2020 às 08:53
Atualizado em:16/06/2020 às 08:53
A Defensoria Pública do Estado de Sergipe assinou o contrato com o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) para organizar o novo concurso DPE SE para defensor substituto. O extrato de contrato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 16.
A prestação dos serviços terá o prazo de 12 meses, a contar da data de assinatura do contrato: 8 de junho. Assim, a expectativa é que o concurso tenha sido concluído até junho do próximo ano.
Com a assinatura do contrato, o Cebraspe a Defensoria Pública já podem elaborar o cronograma do concurso. As partes ainda não informaram um prazo para publicação do edital e as demais fases da seleção.
O Cebraspe foi anunciado como banca organizadora do concurso DPE SE em janeiro, por meio de dispensa de licitação. Ele será o responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas.
A seleção para defensor público do Sergipe tem comissão formada desde fevereiro de 2019. O grupo ficou à frente dos preparativos internos, como levantamento do número de vagas e da escolha da banca organizadora.
A oferta do concurso, porém, ainda não foi revelada. O cargo de defensor exige nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial é de R$16 mil.
A seleção também já tem regulamento, divulgado em dezembro de 2018. Os candidatos serão avaliados por meio de provas escrita, oral, de tribuna e de títulos.
O edital chegou a ser cotado para 2019, pelo defensor público-geral, Léo Neto. Em maio do ano passado, ele destacou a importância de novas contratações. Uma vez que o quadro de pessoal da Defensoria era considerado insuficiente para demanda.
“A Defensoria Pública cresceu bastante, porém a estrutura permanece a mesma. Muito trabalho, mas não temos a quantidade de defensores públicos que deveríamos ter em Sergipe. (...) É preciso ampliar o quadro e obedecer a Lei maior que é a Constituição. Onde houver um juiz e um promotor, tem que ter um defensor público”, disse Neto.
Em nota de maio de 2019, a DPE de Sergipe informou que contava com 92 defensores públicos em apenas dez dos 75 municípios do estado.
Requisitos: graduação em Direito e inscrição na OAB
Salário: R$16 mil
Banca: Cebraspe
Último concurso DPE SE para defensor foi em 2012
O último edital para defensor público de Sergipe foi publicado em 2012. A oferta foi de dez vagas para carreira. O Cebraspe também foi a banca organizadora.
Os candidatos foram submetidos a quatro etapas, sendo elas: provas escrita, oral, de tribuna e de títulos. Tais fases poderiam eliminar ou classificar, de acordo com desempenho do candidato.
A primeira contou com as seguintes disciplinas: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito de Execução Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito da Criança e do Adolescente.
Além de Direito do Idoso, Direito do Consumidor, Direitos Humanos, Direitos Difusos e Coletivos, Princípios Institucionais e Legislação da Defensoria Pública.
No total, foram cobradas 100 questões na prova objetiva. Já a prova discursiva foi dividida em duas partes, tendo os participantes que responder a questões das áreas de Direito em cada uma e elaborar uma peça processual.