Ela cita como exemplo as provas anteriores da área de enfermagem da Vunesp. Dentre os “assuntos queridinhos” estão: parada cardiorrespiratória, assistência de enfermagem ao pé diabético, diagnóstico de enfermagem, índice de massa corpórea no idoso, data provável de parto e idade gestacional, dentre outros.
São tópicos que estão presentes em praticamente todas as áreas. Mas, por quais provas os candidatos do concurso Ebserh devem estudar, se não há concursos para a estatal da banca Vunesp?
Aí vão algumas sugestões da professora:
Simulados podem ajudar a fazer diagnóstico de estudo
Os candidatos não precisam se prender somente a esses concursos citados, mas eles são sugestão de exames que podem ser utilizados na preparação. Isso ajuda a criar intimidade com a banca e aumenta o conhecimento sobre o perfil.
Além disso, ao realizar questões o candidato pode observar em quais tópicos do programa ainda está errando muito. E assim, criar estratégias de preparação com foco nas áreas em que ainda não dominou o conteúdo.
“São provas valiosas para fazer o diagnóstico situacional do aluno e identificar tópicos que demandam aprofundamento teórico.”
A professora Fernanda recomenda resolução das provas de forma completa no mesmo momento. Ou seja, um simulado para testar: tempo de prova e resistência física. Além de fazer o diagnóstico dos temas abordados.
A especialista não deixa de reforçar que sim, será uma prova com nível de dificuldade “muito alto”. A Vunesp é uma banca que tem tradição em aplicar muitas questões difíceis.
Por isso, outra banca cujas provas também podem ser aproveitadas nos estudos é o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). É mais uma organizadora com provas bem elaboradas e, de acordo com Fernanda, sempre acrescentam muito conhecimento.
♦ Acesse mais de 100 provas para download! ♦
Professora ensina ‘tripé da aprovação’ no concurso Ebserh
A pouco mais de dois meses das provas objetivas, que estão marcadas para fevereiro de 2020, muitos candidatos se questionam se ainda dá tempo de absorver todos os conteúdos. Por isso, a professora dá algumas dicas para ter um estudo eficiente.
Primeiro, é preciso entender que o tempo de preparação ideal é muito relativo. Ele depende da base de conhecimento do aluno, da expertise em saber fazer as questões e do equilíbrio emocional.
É o que Fernanda chama de tripé da aprovação: conhecimento, saber fazer provas e equilíbrio emocional. Este último tópico se refere tanto à caminhada na preparação, quanto ao dia da prova.
“Se uma dessas bases falharem, a chance de dar errado é maior.”
1. Conhecimento
A primeira linha de preparação é o estudo do conteúdo do edital, o conteúdo programático das disciplinas. De preferência, esse estudo deve ser direcionado pelo diagnóstico situacional da banca e das questões que o aluno errou.
Ou seja, o candidato equilibra o estudo teórico do programa com a resolução de simulados e questão. Com base nos tópicos em que ela apresenta mais dificuldades, ele vai ajustando o cronograma de estudos para que as disciplinas mais difíceis para ele sejam priorizadas.
. Concursos Ebserh: professora ensina como estudar Legislação do SUS
2. Expertise em resolução de provas
Mais do que dominar o conteúdo, para passar em concursos públicos é preciso saber fazer provas. Isso inclui ter conhecimento do perfil da banca e também possuir estratégias para bom aproveitamento de tempo, dentre outros aspectos.
Realizar todas as provas dos últimos anos da Vunesp para saber fazer prova é o que vai fazer o candidato obter essas estratégias. Assistir vídeos e ler PDFs das questões comentadas pelo professor também são práticas essenciais.
3. Equilíbrio emocional
No tópico do equilíbrio emocional, a professora reforça a importância da motivação. Acreditar que é possível, evitar reclamar das dificuldades que aparecem na trajetória, trabalhar a resiliência diante dos problemas.
Buscar ajuda profissional quando preciso para lidar com a ansiedade, o medo, a depressão e outros problemas psicológicos que estejam atrapalhando o processo de aprendizagem também é de suma importância.
“Considero que o candidato deve identificar os seus pontos fracos em cada base desse tripé e mitigar os problemas detectados. Aproveitar a oportunidade de apoio disponível dos familiares e amigos, se possível!”
Seguindo todas essas dicas e com um estudo de qualidade as chances de aprovação no concurso Ebserh são reais. A mensagem final que Fernanda deixa é que “desistir não pode ser opção, a luta é grande e difícil, mas a vitória é certa para quem persevera.”