Segundo o documento, serão 100 vagas imediatas e 200 vagas para a formação do cadastro de reserva.
Importante destacar que conforme a portaria autorizativa do concurso, publicada em junho, o FNDE tem 180 dias para divulgar o edital. Isto é, até dezembro deste ano. O prazo mínimo entre o documento e as provas será de dois meses.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
Concurso FNDE contrata Cebraspe como banca
(Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)
Já tendo os preparativos avançados, o FNDE confirmou à Folha Dirigida por Qconcursos nesta quinta-feira, 31, que não irá aderir ao Concurso Nacional Unificado (CNU), previsto pelo Governo Federal.
A ideia do Executivo é aplicar uma prova única em fevereiro de 2024 para os diferentes órgãos que receberam autorizações para realizar concursos. Veja a nota enviada pelo FNDE:
"O FNDE já assinou contrato com o Cebraspe para a realização do concurso público para o provimento de 100 vagas para o cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais. Nesse sentido, não haverá adesão ao concurso unificado promovido para o Governo Federal".
Concurso FNDE terá cargos de nível superior
O concurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação está autorizado e deverá ofertar vagas para o cargo de especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais.
No início de agosto de 2023, a comissão organizadora foi formada, visando à contratação da banca organizadora.
A carreira tem como requisito o nível superior completo. A remuneração inicial é de R$4.633, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.
Além disso, os aprovados ainda poderão receber uma retribuição por titulação (especialização, mestrado e doutorado).
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância das novas vagas autorizadas.
"É uma grande vitória para a educação do Brasil! Uma das primeiras medidas ao assumirmos a gestão do FNDE foi buscar o apoio da Secretaria Executiva do MGI quanto à necessidade urgente de realização de um novo concurso. O FNDE é um braço operacional fundamental junto ao Ministério da Educação (MEC). E há mais de 10 anos sem realização (o último havia sido em 2012), um concurso se fazia mais que necessário, se fazia fundamental", disse.
Último concurso FNDE ocorreu em 2012
O último edital para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação foi publicado em 2012 e ofertou 140 vagas para os cargos de técnico e especialista em financiamento e execução de programas e projetos educacionais.
O concurso foi organizado pelo Cebraspe e as provas foram compostas por 120 questões. As questões foram divididas em 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.
As disciplinas cobradas em 2012 para o cargo de especialista foram:
Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio lógico;
- Noções de Informática; e
- Atualidades.
Conhecimentos Específicos
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Orçamento Público; e
- Legislação.
Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.
*Colaborou com este conteúdo a repórter Bruna Somma.