“Esse concurso reforça o compromisso da nossa gestão com a segurança pública e com a valorização da Guarda Municipal, que tem um papel fundamental na proteção da cidade e no acolhimento à população. Vamos continuar investindo na qualificação dos agentes para garantir uma Niterói cada vez mais segura”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
O curso de formação terá carga horária de 544 horas, com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e instituições de ensino superior.
Entre as disciplinas oferecidas, estarão: Direito Penal e Processual Penal; Técnicas de Abordagem; Gestão e Mediação de Conflitos; Defesa Pessoal; Legislação de Trânsito; Legislação Ambiental; e Legislação de Posturas Municipais.

Aprovados no concurso Guarda de Niterói RJ começarão curso de formação
(Foto: Divulgação)
O secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, destacou a importância da nova turma de guardas para o patrulhamento nas ruas e valorizou os avanços nos últimos anos.
“Com os concursos já realizados, conseguimos aumentar significativamente a presença da Guarda nas ruas, aproximando os agentes da população. Temos uma das melhores guardas do país, e o resultado se reflete no número de inscritos. A previsão é iniciarmos o curso de formação profissional em agosto, chamando os 80 primeiros. Eles estarão formados para o aniversário da cidade (em novembro) e irão fortalecer o patrulhamento das nossas ruas”, afirmou Gilson Chagas.
Entre os documentos exigidos para admissão estão identidade, CPF, certidões e exames médicos, como audiometria e teste ergométrico.
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Concurso Guarda de Niterói RJ deve usar cadastro de reserva
O concurso para a Guarda Municipal de Niterói ofertou 209 vagas imediatas. Além disso, o cadastro de reserva também deverá ser utilizado.
Em entrevista ao Instituto Selecon, banca organizadora do concurso, o então secretário de Ordem Pública de Niterói, coronel Paulo Henrique Azevedo, comentou sobre o histórico e a perspectiva de convocação de excedentes.
Ele relembrou que o último concurso para Guarda Civil de Niterói, em 2019, foi destinado a 142 vagas, mas 393 aprovados foram convocados, zerando o cadastro de reserva.
Segundo informações do coronel, já existem mais vagas para preenchimento do que as que constaram no edital.
"Hoje já temos cerca de 280 vagas abertas e com expectativa de um aumento em um curto prazo face ao número de guardas civis municipais que estão frequentando cursos em outras forças. Esse número (209 vagas) era o que tínhamos oficialmente quando iniciamos o processo do concurso, em 2023, mas hoje já temos mais vagas", explicou.
Questionado se o cadastro de reserva será utilizado, ele respondeu: "quase com certeza".
Atualmente, com a mudança na gestão do município, Gilson Chagas assumiu como secretário municipal de Ordem Pública.
Está em busca de novas oportunidades para o segundo semestre de 2025? Confira os concursos previstos para iniciantes aqui!
Mais de 70 mil pessoas se inscreveram no concurso
O concurso Guarda de Niterói RJ teve 70.205 inscritos no total para as 209 vagas imediatas.
O cargo de guarda municipal exigiu o ensino médio completo e a altura mínima de 1,55m, para mulheres, e 1,60m, para homens.
O limite de altura era maior, porém, o edital foi retificado para atender aos entendimentos firmados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A remuneração inicial será de R$4.858,28, sendo composta pelo vencimento base, gratificação de risco de vida e gratificação por regime especial de trabalho, incidindo, ainda, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.
Há ainda um adicional de formação para quem faz graduação e pós-graduação e custeio para uniforme, duas vezes por ano.
Com organização do Instituto Selecon, o concurso foi composto por provas objetivas, além do exame antropométrico e prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e investigação social e documental.
