Concurso Guarda de São Gonçalo RJ aumentará cerca de 50% do efetivo

O concurso Guarda de São Gonçalo RJ contará com 150 vagas e, segundo o secretário de Segurança, isso aumentará cerca de 50% do efetivo.

Autor:
Publicado em:11/11/2019 às 11:25
Atualizado em:11/11/2019 às 11:25

concurso Guarda de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, voltou a ser assunto na Câmara Municipal, no último dia 8 de novembro, durante uma audiência pública da Comissão Permanente de Segurança Pública da Casa. Na ocasião, o secretário de Segurança, Felipe Brito, falou sobre a seleção.

Segundo ele, o concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo segue previsto. O edital contará com 150 vagas, como já havia anunciado o prefeito José Luiz Nanci, em fevereiro deste ano. O quantitativo aumentará em cerca de 50% o efetivo, de acordo com o secretário.

"Mesmo com as dificuldades de quando assumimos, avançamos. A Guarda vai receber novas viaturas e vamos realizar um concurso público para 150 vagas entre efetivos e cadastro de reserva. Vamos aumentar cerca de 50% do efetivo. Qual corporação aumenta em 50% seu efetivo?", declarou.

Guarda Municipal de São Gonçalo-RJ tem concurso previsto (Foto: Girley Oliveira)
Previsão é de 150 vagas para o concurso Guarda
de São Gonçalo-RJ  (Foto: Girley Oliveira)

 

Esta não é a primeira vez que o concurso da Guarda de São Gonçalo é mencionado na Câmara Municipal. Em outubro, durante uma audiência pública sobre a ordenação do espaço público, a necessidade de um novo edital foi citada.

Na ocasião, o guarda municipal Vitorino aproveitou para falar sobre o déficit de servidores na instituição e como os serviços estão comprometidos, enquanto o novo concurso para a classe não é aberto. Segundo ele, na Subsecretaria de Posturas, responsável pelo combate ao comércio irregular, somente dois guardas estão atuando.

"São dois guardas lotados na Subsecretaria e não dá para realizar um trabalho diversificado. Está faltando iniciativa da administração pública. Vai ter concurso para Guarda com 150 vagas, esperamos que tenham mais pessoas destinadas a esse trabalho", afirmou.

Em agosto deste ano, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, autorizou os estudos para o novo concurso da Guarda Municipal. A informação foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da prefeitura. 

Na ocasião, a prefeitura também informou que a previsão é que o edital seja publicado até o final do ano. No momento, o município trabalha para compor a comissão organizadora, entre outros trâmites administrativos.

Com a formação da comissão organizadora, o projeto básico do edital poderá ser elaborado e a banca contratada. Somente após estas etapas, o concurso poderá ser aberto.

Veja também:

Último concurso Guarda de São Gonçalo foi em 2011

O último concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo-RJ ocorreu há oito anos, em 2011. Na época, foram oferecidas 50 vagas para a carreira. Para concorrer, era preciso ter concluído o nível médio. A jornada era de 40 horas e o salário estava de acordo com o mínimo da época.

A banca organizadora foi a Fundação Ceperj. Os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e Teste de Capacidade Física (TAF).O exame de múltipla escolha contou com 40 questões, sendo elas de: Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação de Trânsito.

Para ser aprovado era preciso obter 50% dos pontos da prova. Os convocados para o TAF realizaram três atividades: flexão e extensão de braços e antebraços; teste de sinuosa; e corrida/caminhada de resistência aeróbia.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

São Gonçalo tem mais quatro concursos previstos

Além do concurso da Guarda Municipal, São Gonçalo, a cerca de 27 km da capital (Rio de Janeiro), tem mais quatro editais previstos. São seleções para instituições e órgãos do município. Confira!

enlightenedConcursos Rio de Janeiro: confira os editais previstos em prefeiturasenlightened

  • Funasg

Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) está com os preparativos adiantados para realizar seu próximo concurso público. Segundo as últimas informações transmitidas pelo órgão, o processo para escolha de uma banca organizadora já foi iniciado. 

A seleção vai contemplar os níveis médio, médio/técnico e superior, assim como no concurso anterior. As vagas imediatas serão para o quadro médico, nas seguintes especialidades: ginecologista, ortopedista, cardiologista, gastroenterologista, pneumologista, otorrinolaringologista, proctologista, geriatra e mastologista.

  • Educação

concurso São Gonçalo pode ter um maior número de vagas para a Educação. O pedido foi feito, no dia 29 de outubro, pelo secretário da pasta, Marcelo Azeredo, durante a primeira audiência pública, na Câmara Municipal, para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual.

De acordo com Marcelo Azeredo, as vagas para professor no concurso São Gonçalo-RJ para a Educação precisam aumentar, já que há um déficit desses servidores no município.

"Vamos ampliar o número de vagas, que esta defasado no município, também com a parceria do governo do estado, com o compartilhamento e depois municipalização das escolas", disse o secretário.

Em setembro, foi formada a nova comissão organizadora. O concurso deverá contar com vagas para as carreiras de professor I e II, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. No entanto, há um projeto em análise para a criação e inclusão do cargo de bibliotecário no próximo edital.

  • Câmara Municipal

concurso da Câmara Municipal de São Gonçalo pode ter edital nos próximos meses. O novo prazo foi dado pelo presidente da Casa Legislativa, Diney Marins, em agosto. Segundo ele, a seleção será realizada neste semestre.

Apesar da confirmação do presidente, até o momento não há informações sobre a comissão que ficará responsável pela seleção, assim como os cargos a serem oferecidos e o início do processo de escolha da banca organizadora. Vale lembrar ainda que o concurso é esperado desde 2018

  • Ipasg

A presidente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo (Ipasg), Marcelle Cipriani, confirmou um novo concurso para 2020. A declaração foi dada no dia 31 de outubro, durante a última audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual do município.

Na ocasião, a presidente afirmou que, para o ano de 2020, há a necessidade de um novo concurso Ipasg. O motivo: o déficit de servidores no órgão

"Temos poucos servidores para o trabalho e vamos realizar um concurso público para o próximo ano", explicou Marcelle Cipriani.