Concurso Guarda de São Gonçalo-RJ: déficit compromete fiscalização

À espera do concurso Guarda Municipal de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, servidores relatam carência de efetivo e déficit na fiscalização.

Autor:
Publicado em:02/10/2019 às 09:35
Atualizado em:02/10/2019 às 09:35

O concurso da Guarda Municipal de São Gonçalo, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, é uma necessidade para a categoria. Na última terça-feira, 1º, a ordenação do espaço público usado pelos camelôs e vendedores ambulantes na cidade foi tema de audiência pública na Câmara Municipal. 

Na ocasião, o guarda municipal Vitorino aproveitou para falar sobre o déficit de servidores na instituição e como os serviços estão comprometidos, enquanto o novo concurso para a classe não é aberto. Segundo ele, na Subsecretaria de Posturas, responsável pelo combate ao comércio irregular, somente dois guardas estão atuando.

"São dois guardas lotados na Subsecretaria e não dá para realizar um trabalho diversificado. Está faltando iniciativa da administração pública. Vai ter concurso para Guarda com 150 vagas, esperamos que tenham mais pessoas destinadas a esse trabalho", afirmou.

Em agosto deste ano, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, autorizou os estudos para o novo concurso da Guarda Municipal. A informação foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa da prefeitura. 

Na ocasião, a prefeitura também informou que a previsão é que o edital seja publicado até o final do ano. No momento, o município trabalha para compor a comissão organizadora, entre outros trâmites administrativos.

Guarda Municipal de São Gonçalo-RJ tem concurso previsto (Foto: Girley Oliveira)
Previsão é de 150 vagas para o concurso Guarda
de São Gonçalo-RJ  (Foto: Girley Oliveira)

 

Em fevereiro, o prefeito José Luiz Nanci tinha anunciado que o novo concurso teria 150 vagas para guardas municipais. O quantitativo ainda não foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da cidade.

Com a formação da comissão organizadora, o projeto básico do edital poderá ser elaborado e a banca contratada. Somente após estas etapas, o concurso poderá ser aberto.

Último concurso Guarda de São Gonçalo-RJ foi há oito anos

O edital do último concurso Guarda de São Gonçalo-RJ foi divulgado há oito anos, em 2011. Na época, foram oferecidas 50 vagas para a carreira. Para concorrer, era preciso ter concluído o nível médio. A jornada de trabalho era de 40 horas e o salário estava de acordo com o mínimo da época.

A banca organizadora foi a Fundação Ceperj. Já os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e exame de capacidade física. Na primeira etapa, foi aplicado um exame de múltipla escolha, com 40 questões de: Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação de Trânsito.

Para ser aprovado, era preciso obter 50% dos pontos da prova. Os convocados para  o exame de capacidade física realizaram três atividades: flexão e extensão de braços e antebraços; teste de sinuosa; e corrida/caminhada de resistência aeróbia.

São Gonçalo prepara concurso para a Educação

Além do concurso anunciado para a Guarda Municipal, a cidade de São Gonçalo também deve receber, em breve, uma nova seleção para a educação. A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019, publicada no último ano.

Além disso, em setembro deste ano, foi formada uma nova comissão organizadora. Com a nova equipe, o projeto básico e a contratação da banca organizadora serão agilizados.

concurso Educação São Gonçalo-RJ deverá contar com vagas de professor I e II, inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. Os requisitos para o magistério variam entre licenciatura, nível médio (normal) ou superior em Pedagogia. O auxiliar e o inspetor têm o nível médio como requisito.

Inicie seus estudos

Em outubro de 2018, o secretário de Educação, Marcelo Azeredo, afirmou que também estão previstos cargos da área Administrativa, como o de agente de apoio técnico e funções de nível fundamental.

Além disso, no dia 3 de setembro, o vereador Professor Paulo disse, na Câmara de São Gonçalo, que solicitou à Secretaria de Administração a inclusão, no próximo concurso, de profissionais para atuarem nas bibliotecas municipais. Segundo o setor de Comunicação: 

"Foi elaborado um projeto de lei para a criação do cargo (bibliotecário) no município".