Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: possíveis questões de Informática

Professor diz que candidatos não podem negligenciar Informática e nem terem excesso de confiança no concurso Guarda de São Gonçalo RJ.

Autor:
Publicado em:06/08/2020 às 03:43
Atualizado em:06/08/2020 às 03:43

Para o professor, o maior erro que um concorrente pode cometer é negligenciar o estudo da disciplina ou ter um excesso de confiança.
 

“Um dos maiores problemas é quase sempre o excesso de confiança do candidato, que não estuda a matéria de forma ordenada ou sem um planejamento adequado para mesma. A Informática é um perigo, pois a maioria dos candidatos tem a falsa impressão de saber a matéria pelo fato dela estar sempre no dia a dia da maioria das pessoas, porém quando o assunto vem fora daquilo que estamos acostumados, isso acaba causando problemas em provas e até mesmo a eliminações de candidatos em concurso”, disse Bruno Barra.

 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Para o especialista, é fundamental que os candidatos mesclem o estudo teórico com a realização de muitas questões.
 

“Para este concurso, um ótimo treino são provas anteriores da própria banca, além das que foram realizadas para as guardas municipais de outros municípios do Estado do Rio. Outras boas opções são as provas anteriores da Seap-RJ, Polícia Civil-RJ e Polícia Militar-RJ. Elas garantem uma boa variedade de questões para o candidato.”


+ Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: orientações sobre Direito Penal
 

Professor aponta possíveis questões da prova do concurso Guarda de São Gonçalo RJ


Para Bruno Barra, a banca do Instituto Selecon costuma ser bem categórica na abordagem do edital. Por isso, o professor fez um mapeamento da distribuição das questões baseado no conteúdo programático do concurso.

De acordo com o professor, a primeira questão quase sempre aborda o assunto de hardware, envolvendo periféricos. Para o especialista são questões que geralmente abrem a prova de Informática.

No entanto, Bruno Barra alerta, caso a banca coloque outra questão de hardware e pede atenção a possibilidade de a questão trazer o assunto "Memória" (tipos de memórias).
 

Professor dá dicas de Informática para o concurso Guarda de São Gonçalo-RJ (Foto: Divulgação)
Professor dá dicas de Informática para o concurso Guarda de São Gonçalo-RJ
(Foto: Divulgação)


Outro assunto certo, segundo o professor, que merece atenção redobrada do candidato, é planilha eletrônica (Excel ou Calc). Para Bruno, é um ponto do programa com grande possibilidade de ser cobrado em mais de uma questão da prova, porém não passando de duas.

O professor arrisca um palpite ainda mais forte. "Creio que será cobrada uma pergunta sobre as funções MAIOR E MENOR ou sobre as funções PROCV e PROCH."

O assunto Segurança da Informação, juntamente com pragas e ameaças digitais, também é destacado pelo professor.
 

"Neste ponto, o candidato deve atentar-se para o conceito de Malware e com um apreço especial para o Worm. Criptografia (simétrica e assimétrica) também é um forte assunto, mas esse último foi cobrado recentemente no concurso da guarda municipal de Niterói, por isso acho difícil aparecer outra vez. No entanto, fica a dica. Os candidatos também não podem deixar de lado a técnica de engenharia social, aplicando a pratica de Phishing (mensagem fraudulenta). Geralmente, a mensagem falsa é um e-mail, mas as bancas já consideram outros tipos, tais como SMS e aplicativos de mensagem instantânea."


+ Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: dicas de Estatuto do Servidor
 

Confira mais dicas do que pode ser cobrado na prova de Informática do concurso Guarda de São Gonçalo RJ


De acordo com Bruno Barra, os processadores de texto (Word e Writer) podem ser utilizados pela banca, para cobrar recursos e tecladas de atalho, uma vez que estes dois programas apresentam muitas diferenças em seus comandos.

Já no assunto rede de computadores, Bruno diz que a banca geralmente gosta de formatar uma questão que envolva vários assuntos de uma só vez.

Para o professor da Degrau Cultural, como exemplo típico tem aquela questão que falará de topologia de rede, cabeamento e protocolo. Ou seja, três conceitos com apenas uma questão.

Ainda neste assunto, ele diz que temos uma grande possibilidade de uma questão Isolada que aborde protocolo de rede.
 

+ Concurso Guarda de São Gonçalo RJ terá porte de armas? Entenda!


Sobre esse assunto, o especialista diz que candidato precisa ter esta sequência de protocolos na ponta da língua, com as suas respectivas funções, pois são os mais cobrados em prova. São eles: TCP/IP, HTTP, HTTPS, SMTP, POP3 , IMAP, DHCP , DNS.

Além disso, merecem atenção dos candidatos os programas de apresentação multimídia: Power Point, que todos conhecem, e o Impress, que alguns não têm tanta intimidade ou, por vezes, o desconhece. Ambos têm a mesma função, ou seja, criar apresentações.

Finalizando o roteiro, Bruno Barra diz que temos o sistema operacional Windows, onde a banca foi bem abrangente com suas versões (XP/VISTA/7/8.1/ 10) no programa oficial. Nesse ponto, o professo indica que vale conhecer recursos novos do Win10, como o assistente cortana.
 

+ Concurso Guarda de São Gonçalo RJ: comissão não descarta adiar provas


Ainda em sistema operacional, Bruno diz que temos também o Linux, por isso é preciso que o candidato esteja familiarizado com os seus principais comandos, bem como com os conceitos de software livre, como código aberto.
 

Provas do Concurso Guarda de São Gonçalo RJ estão programadas para o dia 16 de agosto


De acordo com o edital do concurso, os cartões de confirmação de inscrição, que informam locais de horário das provas objetivas, programadas para o dia 16 deste mês, estão previstos para serem liberados no próximo dia 12.

Os cartões estarão disponíveis no site do Instituto Selecon, organizador do concurso. A prova objetiva será composta por 80 questões, distribuídas da seguinte forma:
 

  • 15 de Português;
  • 20 de Noções de Direito (Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo);
  • 15 de Legislação Extravagante;
  • 10 de Informática; e
  • 20 de Conhecimentos Específicos (Sistema Único de Segurança Pública, Estatuto das Guardas Municipais e Estatuto dos Servidores de São Gonçalo).
     

O concurso contará ainda com avaliação psicológica, exames médicos, investigação social e curso de formação. O prazo de validade da seleção será de dois anos, podendo dobrar. Durante esse período, o cadastro de reserva poderá ser utilizado.